O Controle Financeiro na Sua Família

Se você acha que a sua família está com muitas dívidas, tá faltando dinheiro ou vocês estão gastando demais, a dica é: comece um planejamento familiar agora através do controle financeiro. Esse controle é essencial para rever os gastos, saber para onde está indo tanto dinheiro e como controlar o dinheiro em caixa para que não falte e, quem sabe, comece a sobrar para a economia visando um alcance de um bem mais caro daqui para a frente.

Esse planejamento financeiro, a partir de então, vai ser toda a base e suporte que sua família terá na hora de gastar. Por exemplo, quando alguém pensar em comprar algo mais caro, talvez parcelado, passará a refletir se o objeto é realmente essencial a fim de ser comprado e se dá para comprar, talvez, à vista, sem criar mais dívidas. Vocês se tornarão mais responsáveis, críticos e disciplinados quando o assunto é dinheiro.

Mas, para tudo isso chegar ao ponto em que você deseja, requer bastante esforço e aplicação. Na verdade, não é uma tarefa difícil, mas você tem que estar disposto a realizá-la. Para começar, você deve criar uma planilha de controle financeiro, onde irá registras todos os seus gastos, os salários e outras formas de entrada de dinheiro na conta familiar, contas de energia, internet, telefone, água, aluguel, condomínio, além de cartão de crédito e outros gastos recorrentes. É importante que a entrada e a saída de dinheiro sejam registradas de forma que possa as reconhecer mais facilmente, como trocando a cor, colocando um sinal de mais ou menos na frente do valor, etc. Todos os gastos, sem exceção, mesmo que sejam pequenos e possam parecer insignificantes, devem estar na sua planilha, para que você tenha controle de quais são essenciais e quais podem ser extintos e finalizados.

E para montar a sua planilha, você pode fazer isso em um caderno, à mão, em uma planilha no seu computador ou adquirindo softwares ou aplicativos, porém pagos, que facilitam tudo isso para você, além de serem mais seguros.

Agora que você já entendeu por quê deve realizar seu controle financeiro familiar, está esperando o quê para colocar em prática? Seja forte e não desista!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz