O Agronegócio para a Economia do Brasil

Um dos mais importantes motores da economia brasileira é o agronegócio, e essa realidade se deve a uma série de importantes fatores que colocam o nosso país em uma posição de destaque dentro dessa área de atuação. O principal deles é o potencial de cultivo brasileiro, uma vez que em todas as regiões do país é possível plantar e colher produtos distintos entre si, com uma qualidade acima do normal. É por isso, inclusive, que o Brasil é um dos países que mais exportam insumos agrícolas para outras regiões da América e do mundo.

Para se ter ideia do quanto essa atividade é importante para nossa economia basta analisar os números. Um dos índices mais chamativos é o valor produzido pelas centrais agrícolas dentro do Brasil: um de cada três reais que circulam no nosso país é possível graças ao fator forte das produções agropecuárias. Esse índice vem da produção como um todo, não importando se o produtor é de pequeno, médio ou grande porte.

No Brasil também existe uma divisão muito clara dos meios de produção e do produto final, o que acaba valorizando ainda mais a área. Os pequenos produtores não produzem, por exemplo, farinha de trigo, soja e café, mas produzem frutas, legumes e verduras que garantem a subsistência da família e também o abastecimento interno em diversas regiões. Esse tipo de possibilidade acaba tornando muito fácil ao Brasil conseguir abastecer, primeiramente, seu mercado interno, e ainda assim poder colocar seus produtos em outras regiões do mundo.

Além de tudo, essa é a área em maior crescimento constante no Brasil, nos últimos anos, e o cenário promete uma visão muito mais próspera daqui para frente – afinal, até em terras familiares as pessoas estão se especializando para melhor administrar seu negócio, além de o governo dar vários incentivos à melhora de maquinário e de qualificação de mão de obra, o que acaba fazendo com que o agronegócio esteja cada vez mais afiado com os interesses dos proprietários do negócio e também com a economia brasileira, como um todo. A modernização do nosso espaço agrícola é uma boa promessa de que tudo ficará sempre melhor do que antes, e que o Brasil pode, daqui a alguns anos, se consolidar como maior produtor e exportador mundial em várias espécies de insumos e alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *