Não Sustente o Pé Sobre a Embreagem

O desgaste de algumas peças dos carros em linha é normal. Entretanto, esta degradação é facilmente resolvida prestando atenção em vícios rotineiros. Deixar o pé na embreagem é um destes que acaba com o sistema e faz a vida útil da peça reduzir drasticamente o seu tempo. É bom observar direito a operação de cada item e o que se pode fazer para reduzir o desgaste. Faz bem ao carro, faz bem ao bolso.

Os sinais de desgaste da embreagem

O sistema que faz a sincronia entre duas partes importantes do carro, que são caixa de câmbio e motor, pode apresentar sintomas de desgaste. O clássico é o arranhar das marchas. Quando há uma dificuldade em fazer a troca, é possível que haja sim desgaste. Outro sintoma que determina evidências claras de necessidade de troca é quando o carro começa a “patinar”, ou seja, mesmo engatado, o giro do motor sobe de forma abrupta sem gerar tração. É possível, nesse caso, sentir cheiro de queimado, por conta do desgaste.

Assim com uma troca de óleo ou um bom alinhamento e balanceamento, numa cidade como o Rio de Janeiro, com muito trânsito, é importante observar esse item, já que ele é extremamente usado. Há, em terras cariocas, um evidente desgaste de peças da transmissão. Quando o pedal afunda totalmente é sinal de problema na embreagem, mas nem sempre é necessária a troca da peça num todo. A troca do sistema deve ser feito de acordo com a quilometragem de cada fabricante, mas deve ser periódica, como a troca dos pneus no Rio de Janeiro, que também desgastam mais rápido.

Não force a caixa de marcha

Após tudo que aprendemos sobre desgaste da embreagem, é importantíssimo ressaltar que não se deve forçar a colocação de uma marcha caso ela não queira fazer o engate. Tentar essa situação pode resultar na quebra do sistema de transmissão que é caro para ser substituído. Além disso, observe seu veículo, não largue de mão achando que uma possível quebra está sempre longe de ocorrer. Acontece com todos e, por isso, é bom estar sempre preparado para fazer possíveis reparos no seu carro.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz