Na Bolsa de Valores, a Consistência Leva a Independência

Atingir a independência financeira é um objetivo que a grande maioria busca. O problema é que poucos chegam lá. Um dos meios utilizados para isso é a bolsa de valores. Através da compra de ações de boas empresas algumas pessoas conseguem chegar na meia idade com dinheiro suficiente para não precisar mais trabalhar.

Mas eu disse algumas pessoas. A grande maioria não chega lá. Isso acontece porque elas não sabem como investir na bolsa de valores. E é sobre isso que eu quero falar neste artigo.

Razões pelas quais a maioria não consegue

Podem existir várias razões pelas quais as pessoas não conseguem atingir a independência financeira através da bolsa. Entretanto, pelo menos ao meu ver, existem 2 motivos principais. O primeiro é querer ganhar dinheiro rápido. O segundo é a falta de consistência nos investimentos.

De tempo ao tempo

Roma não se fez em 1 dia. Também não conheço histórias (exceto ganhando na loteria ou casando) na qual grandes fortunas foram feitas do dia para a noite. O problema está quando as pessoas procuram um jeito de ganhar milhões em alguns dias através de gráficos e teorias mirabolantes.

Não existe atalho para isso. O método de atingir a independência financeira na bolsa é um só. Procurar ações de boas empresas e comprar essas ações. O problema é que isso leva tempo e tem que ter disciplina. Por isso as pessoas perdem tanto.

Como já disse Leonardo da Vinci, quem quer ficar rico em 1 mês acaba pobre em 1 ano.

Consistência e Disciplina farão você chegar lá

O outro motivo é quando a pessoa sabe o que é preciso ser feito mas não faz. Ou faz pela metade. Isso acontece muitas vezes por culpa do próprio indivíduo mas também por fatores externos que levam esse indivíduo a tomar decisões erradas.

Vejamos mais detalhes.

Quando a culpa é da própria pessoa

Aqui o problema é a falta de disciplina. A pessoa não faz os investimentos de forma consistente, com uma certa regularidade. Ou ela começa a fazer e acaba parando. As vezes falta disciplina porque falta motivação. Quando a pessoa fica desmotivada e não acredita mais no que está fazendo é um problema.

Outro problema pode ser a falta de organização para poupar dinheiro. Isso faz com que falte dinheiro para os investimentos. Por isso o que eu recomendaria é para fazer o que é preciso ser feito sem pensar. Apenas faça!

A recompensa vai vir mais adiante, mas o fazer todo o mês pode ser chato.

Fatores externos atrapalham

Aqui as pessoas tomam decisões erradas com base em fatores externos a elas. Eu diria que a principal culpada disso é a mídia convencional. A mídia convencional vai sempre fazer você girar seu patrimônio.

As corretoras bancos, governos… enfim todos os terceiros ganham quando você movimenta dinheiro. É através das corretagens e impostos que seu dinheiro sai do seu bolso e vai para o de terceiros. Por isso que o meu conselho aqui seria que você aprendesse a investir por conta própria e mantenha-se firme em suas convicções.

Não dê mais importância para que um analista de corretora acha doque para o que você pensa. Os analistas têm interesses diferentes dos seus.

Concluindo

Acredito que a bolsa de valores é uma grande ferramenta para a classe média atingir a independência financeira. O problema é que as pessoas investem do jeito errado. Para ganhar na bolsa o jeito é um só. Comprar ações de boas empresas e manter em carteira. O tempo é generoso com quem tem paciência com ele.

O método é simples! O difícil é fazer! Espero ter ajudado.

Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *