Mudanças em Editais Desestabilizam Quem Faz Curso para Concursos

Ultimamente, o sonho de milhares de brasileiros e brasileiras é conquistar um cargo no serviço público e adquirir a tão desejada estabilidade financeira. Sonho este que é construído a base de grandes esforços e dedicação nos estudos. Com esse boom dos concursos públicos, muitas pessoas estão abdicando de horários de descanso e lazer para sentar e, de fato, estudar em curso para concursos, preparatórios presenciais ou até mesmo os mais requisitados cursos online. Porém, as mudanças realizadas comumente em alguns editais de provas após a abertura das inscrições, podem ser extremamente prejudiciais.

Candidatos que realizam curso para concursos dizem que ocorrências não são raras

Muitas vezes, no decorrer do processo de preparação para a prova, alguns obstáculos ocorrem provocando no candidato uma desestabilidade a ponto de prejudicar o desempenho dos candidatos. Em entrevista a um site, Vicenzo Papariello, diretor da ANDAC – Associação Nacional de Defesa e Apoio aos Concurseiros afirma: “É uma situação que desestabiliza o candidato, que pode perder o foco e a motivação. A preparação começa cedo e há todo um planejamento.”.

Mesmo que não exista uma precisão de ocorrências destas mudanças, qualquer pessoa que esteja se preparando em um curso pra concurso ou até mesmo aqueles que já realizaram algumas provas, dirão que este fato ocorre em diversos editais. Dentre as maiores recorrências estão:

  • Remarcação das datas de aplicações de provas.
  • Inclusão de temas e itens no conteúdo programático.
  • Cancelamento das provas.
  • Mudança e até mesmo exclusão de pontos de aplicações de provas.

Projeto de lei promete acabar com essas mudanças

Além de desestimular os concurseiros, este tipo de ação demonstra o total desrespeito dos organizadores das provas contra os candidatos que se esforçam em conciliar a vida corrida em atividades como faculdade, trabalho, família etc. com os preparativos em cursos para concursos. Para acabar com essas mudanças, existe um projeto de lei no senado que esta em trâmite desde 2010 na Comissão de Constituição, Justiça e cidadania, onde visa a criação de um Lei Geral de regulamentação de concursos e editais. Este projeto instila regras e determinações claras e específicas para o lançamento de editais e abertura de concursos públicos. Recentemente, o DF aprovou uma lei que determina a clareza dos editais distritais e segundo o deputado Israel Batista, autor da lei, ela servirá de exemplo para vários estados do país.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz