Melatonina – O Hormônio do Sono

Melatonina, o que é isso?

Melatonina é um hormônio produzido pelo corpo humano mais especificamente pela glândula pineal (localizada no cérebro). A produção deste hormônio ocorre de forma natural em situações de baixa claridade e repouso, com o objetivo de regular o ciclo do sono (ciclo circadiano). A melatonina é o principal hormônio para a regulação do ritmo circadiano (ciclo do sono), bem como do ciclo atividade e repouso. Por isso a presença da melatonina no sangue é essencial para um sono tranquilo e profundo. Quando envelhecemos, a quantidade de melatonina produzida pelo nosso corpo vai diminuindo naturalmente. Cientistas acreditam que esta é a causa principal das pessoas idosas dormirem mal.

A melatonina é um medicamento?

A melatonina não é considerada uma medicação. Como é produzida no próprio organismo, está classificada mais para suplemento alimentar, assim como são as vitaminas.

Melatonina trata mesmo a insônia?

Através de um estudo a um grupo de pacientes, foram utilizados melatonina e um sedativo sintético como sonífero. A melatonina foi a melhor alternativa observada com a menor dosagem.

Quais os benefícios da melatonina?

  • Melhora a qualidade do sono.
  • Sono mais profundo e restaurador.
  • Facilita a adaptação ao “jet-lag” (mudança de fuso horário em viagens intercontinentais).

Como sei se posso usar melatonina?

Praticantes ou não-praticantes de atividade física podem usar a melatonina, desde que seja maior de 18 anos de idade. É indicado para qualquer pessoa que sofra de insônia, principalmente aos idosos, que possuem dificuldade em ter uma boa noite de sono devido a redução natural da produção de melatonina no processo de envelhecimento.

A melatonina não é recomendada para mulheres grávidas nem mesmo se estiver em fase de amamentação. Não deve, ainda, ser utilizado por pessoas que tenham sensibilidade a qualquer componente da fórmula. Verifique na embalagem do produto os componentes. Também não é recomendada para pessoas que tenham que dirigir ou operar máquinas até 6 horas após a utilização da melatonina, pode pode deixar os reflexos lentos e ainda estar com alguma sonolência.

Onde posso encontrar a melatonina?

Dificilmente é encontrada em drogaria por não ser considerada um remédio. Algumas lojas de suplementos alimentares comercializam o produto. Recomendamos a loja Braço de Ferro Suplementos.

Importante: As informações citadas acima no artigo tem caráter meramente informativo. Sempre consulte aos profissionais especializados caso necessite de algum suplemento ou remédio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *