Lista de Alimentos Termogênicos

Alimentos termogênicos podem ajudar a aumentar o metabolismo e a queima de calorias, aumentando a termogênese, um processo no qual o corpo queima calorias ao absorver os alimentos que você acabou de comer, convertendo essas calorias em calor e energia. Nosso corpo queima as calorias consumidas principalmente através da manutenção de suas funções metabólicas normais e da atividade física, no entanto, a pequena percentagem de cerca de 10 por cento das calorias, são queimadas através da termogênese induzida pela dieta, de acordo com o site da Clínica Mayo. A seguir está uma lista de alimentos que podem aumentar naturalmente a termogênese do corpo:

Pimenta

Consumir pimentas, como a pimenta “dedo de moça” ou a pimenta do reino, dentre outras especiarias, pode aumentar a termogênese e potencialmente ter um efeito significativo sobre a sensação de saciedade e oxidação de gordura, de acordo com Dr. Margriet Westerterp-Plantenga e seus colegas do Departamento de Biologia Humana da Universidade de Maastricht na Holanda, em um comentário publicado em agosto de 2006 na revista Physiology & Behavior.

Tem sido relatado que a capsaicina, substância que dá as pimentas seu sabor picante, tem a capacidade de aumentar a termogênese. Em um estudo feito com homens e mulheres japoneses que consumiram uma refeição contendo capsaicina, os participantes experimentaram um aumento no gasto calórico imediatamente após a sua refeição picante, de acordo com Dr. Westerterp-Plantenga.

Da mesma forma, a pimenta contém piperina, uma substância que tem mostrado influenciar a termogênese natural do organismo através de seu efeito estimulante sobre o sistema nervoso.

Chá Verde

O chá verde contém duas substâncias – cafeína e polifenóis chamados catequinas – que comprovadamente aumentam a termogênese, potencializando uma o efeito da outra de acordo com a avaliação agosto 2006 pelo Dr. Westerterp-Plantenga e colegas publicaram na revista Physiology & Behavior.

As catequinas do chá verde podem aumentar a termogênese através da inibição de uma enzima específica. O chá verde contém altas quantidades de uma determinado catequina, chamada epigalocatequina galato, que é “provavelmente a mais farmacologicamente ativa”, de acordo com Dr. Westerterp-Plantenga.

Óleo de coco

O óleo de coco contém ácidos graxos de cadeia média, principalmente gorduras que, quando consumidas, se mostraram capazes de inibir a deposição de gordura através do aumento da termogênese e da queima de gordura em estudos realizados em animais e em seres humanos, de acordo com um estudo do Dr. Koji Nagao e seus colegas no Laboratório de Nutrição e Bioquímica do Departamento de Bioquímica Aplicada e Ciência dos Alimentos na Universidade de Saga em Saga, no Japão, que foi publicado em março de 2010 na revista Pharmacological Research.

Proteína

A termogênese induzida pela dieta também pode ser afetada pela proporção de macronutrientes consumidos – carboidratos, gorduras e proteínas – sendo que dietas que contém maiores quantidades de proteína tem maiores efeitos termogênicos quando comparadas com dietas ricas em carboidrato ou com alto teor de gordura, de acordo com a pesquisadora Helen H. Hermsdorff a Universidad de Navarra, em Pamplona, ​​na Espanha, e colegas em um estudo publicado na revista Archivos Latinoamericanos de Nutricion em março 2007. Fontes de proteína incluem cortes magros de carne vermelha, aves, ovos e nozes.

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