Limpeza do Sofá com Pano Úmido ou a Seco? Qual é a Melhor Opção?

O tipo de limpeza vai depender e variar de acordo com o tipo de material do seu sofá. Existem hoje no mercado diversos tipos de revestimento para sofá, em tecidos como: camurça, algodão, napa, caurino, linho, couro, etc.

Por isso é muito importante que antes de começar a limpeza, você saiba exatamente qual o material do seu sofá. Geralmente nas etiquetas que ficam localizadas na parte de trás da peça você encontra os símbolos e instruções de limpeza. São eles:

  • O símbolo com a letra P: indica que o processo deve ser o normal de lavagem a seco. Esse é o tipo de limpeza que pode ser feitos com panos de limpeza secos, costumam ser vendidos em supermercados. Basta aspirar o sofá e passar o pano por toda a extensão do estofado.
  • O símbolo com a letra W: indica que o processo de limpeza pode ser feita com um pano úmido, que é a forma de limpeza mais comum. Pode-se usar água e produtos específicos como detergente.
  • O símbolo com a letra F: indica que a limpeza deve ser a seco e profissional. Nesse caso a limpeza deve ser realizada em uma empresa especializada.
  • O símbolo com a letra O: indica que o sofá deve ser limpo com água fria.

Como limpar o sofá em casa mantendo-o limpo por mais tempo?

Para iniciar a lavagem de sofá independente de qual seja o material do seu, o primeiro passo é aspirá-lo por completo, ou utilizar uma escova de cerdas macias, dessa forma você consegue retirar todas as sujeiras, pêlos, poeira e tudo o mais que estiver sobre ele.

Os sofás com material em linho, veludo ou qualquer outro tipo de tecido: Alguns especialistas recomendam uma solução caseira de limpeza, que é a mistura de 1 litro de água morna com 250ml de vinagre branco. Umedeça um pano limpo, e passe essa mistura no sofá. Caso haja manchas mais difíceis de serem removidas, repita o mesmo processo, mas aplicando com uma esponja mais molhada.

Depois desse processo passe um pano seco para remover o excesso da mistura e deixe secar naturalmente. O vinagre além de limpar, retira vários cheiros desagradáveis e também deixa o tecido mais macio. Esse tipo de limpeza pode ser feita 1 vez no mês.

Para os sofás com revestimento em couro, courino ou napa: Nesse tipo de caso a orientação é passar apenas um pano umedecido em água ou detergente neutro. Para evitar possíveis rachaduras e conservais mais o couro, especialistas recomendam aplicar pelo menos de 3 em 3 meses, silicone líquido ou vaselina.

Esses produtos podem ser aplicados com uma flanela e vão ajudar a manter as fibras desse material mais hidratada, evitando aquelas rachaduras que são bastante comuns.

Já os sofás com estofado de camurça: É mais aconselhado usar apenas água para limpá-los. Um pano umedecido com água é o suficiente para tirar toda a sujeira, se necessário é possível usar detergente neutro também.

Os sofás em camurça devem ser escovados pelo menos uma vez na semana com escovas próprias para o material. Se algo líquido cair no sofá é ideal secá-lo o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *