Liderança com Foco em Resultados

O presente artigo se propõe a refletir sobre a liderança e sua orientação para resultados. Para tanto, tece-se algumas considerações sobre a definição de liderança, abordando sobre a liderança orientada para a tarefa e a liderança orientada para as pessoas, enfatizando ainda, as características do líder. O debate aqui esboçado tem como foco identificar as potencialidades relativas à liderança de modo a garantir um clima organizacional favorável a um bom desempenho da equipe de trabalho. Logo, enfatiza-se a motivação como aspecto importante no alcance dos objetivos organizacionais. Este estudo bibliográfico aponta que no processo de gestão empresarial deve-se levar em consideração não apenas as tarefas a serem executadas, mas também que os funcionários estejam motivados a executá-las, propiciando assim, concomitantemente o autodesenvolvimento do líder, o desenvolvimento da equipe e o crescimento da empresa.

A concorrência acirrada que as empresas brasileiras vivenciam, exige que elas organizem seus processos, buscando a excelência na qualidade de modo a superar as expectativas de seus clientes, assim ser mais competitivas e garantir seu sucesso e longevidade. Desafios esses que se colocam frente às constantes mudanças decorrentes da globalização e financeirização do capital.

É nesse contexto de reorganização do capital que emerge a necessidade das empresas criarem estratégias de inovação e o reordenamento das atitudes e habilidades da equipe de trabalho em torno do alcance dos objetivos organizacionais. Assim sendo, o papel do líder e a forma de liderança por ele adotada poderá estimular ou não o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas integrantes da equipe de trabalho e impactar positivamente ou negativamente no desempenho e produtividade.

Frente a isso, torna-se importante enfocar a necessidade do líder assegurar um clima organizacional propício ao crescimento das pessoas e da empresa, tendo como pressuposto que na contemporaneidade as empresas devem atuar na condução de questões relativas ao relacionamento humano de modo a impulsionar talentos, criar competências e estimular potencialidades.

Desse modo, a gestão motivacional é fundamental para a sobrevivência da empresa, os líderes devem criar um ambiente propício a todos, para que haja desenvolvimento, trazendo para perto de si todos os componentes de sua equipe e assim observá-los melhor, para melhor dirigi-los.

O presente artigo tem como objetivo relacionar a liderança com os resultados. Para tanto, construiu-se a fundamentação teórico sobre as principais categorias: clima organizacional, liderança e motivação. A metodologia da pesquisa é descritiva, a qual consistiu em pesquisas bibliográficas por meio de livros, revistas e artigos científicos, abrangendo os aspectos determinantes em torno das referidas categorias.

Nestas feições, o estudo em questão é relevante na medida em que fornece subsídios teóricos para a re-condução do processo de liderança no âmbito empresarial em torno do alinhamento entre os objetivos organizacionais e o crescimento pessoal e profissional de sua equipe de trabalho, bem como, contribui na produção científica sobre a temática.

O estudo em questão permitiu evidenciar que as lideranças no âmbito empresarial para o alcance de resultados organizacionais eficazes devem preocupar-se para além da execução das tarefas, isto é, ter como foco central as relações humanas e não somente se centrar nos produtos e serviços, buscando ainda, propiciar um ambiente favorável de modo que haja o crescimento dos funcionários e do próprio líder. Logo, se torna ímpar que a equipe de trabalho esteja motivada.

Ressalta-se que o clima organizacional reflete nos comportamentos dos funcionários, na motivação, bem como na produtividade e na satisfação das pessoas, portanto, o líder deve propiciar condições para um bom ambiente de trabalho, de forma que os funcionários estejam motivados a atingir seus objetivos e empenhem-se em proporcionar o sucesso da organização.

O alcance de resultados favoráveis tanto à equipe quanto à empresa depende da forma da liderança, por este motivo teceu-se considerações sobre a categoria liderança, os estilos e características do líder, sem a pretensão de esgotar esse debate amplo e complexo. A abordagem aqui traçada direcionou-se em enfocar a importância da preocupação da liderança com o capital humano. E, nesta direção a gestão motivacional representa uma estratégia primordial no alcance de crescimento pessoal e profissional da equipe de trabalho e do crescimento empresarial, isto é no alcance de resultados positivos.

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