Levantar Pesos para Perder Gordura

A perda de peso é uma fórmula bastante simples de entender: uma dieta saudável + exercícios = perda de peso. Para este artigo, vamos entender melhor a parte do exercício dentro desta equação para ter certeza de que estamos maximizando nosso tempo na academia. É um equívoco comum de muitas pessoas é achar que para queimar calorias e perder peso, você deve fazer apenas trabalho aeróbico e para ganhar massa muscular você deve somente levantar pesos. Na realidade, as pessoas que procuram perder peso devem ser mais dinâmicas com seus treinos, utilizando ambos os benefícios dos exercícios cardiovasculares e os benefícios do levantamento de peso.

Benefícios metabólicos

Levantar pesos tem alguns efeitos muito benéficos na atividade metabólica para as pessoas que procuram perder um pouco de gordura. Quando você levanta pesos, você está colocando seus músculos sob stress, causando pequenas fissuras no músculo, o que por sua vez pode resultar em dor muscular por um dia ou dois. Ao usar proteína em um processo chamado de síntese de proteínas, o corpo repara essas fissuras, o que torna seus músculos levemente maiores e mais fortes. A síntese da proteína gasta energia, o que significa que seu corpo continua a queimar calorias mesmo depois de ter terminado o exercício. Na verdade, a síntese de proteínas ocorre em até 48 horas após o levantamento de pesos, o que significa que você continua queimando calorias até dois dias depois de se exercitar, mesmo se você não fizer nenhuma atividade durante esses dias.

Outro benefício de levantar pesos como parte de sua rotina de perda de peso é que, quando você construir músculos, seu metabolismo funciona de forma mais rápida durante todos os momentos do dia, mesmo quando você não estiver se movendo! Isto é especialmente verdadeiro quando se trata dos seus músculos maiores, como os músculos das pernas e das costas, porque eles simplesmente precisam de muita energia somente para se manter.

Como queimar calorias levantando pesos

O levantamento de peso pode queimar calorias durante e após o exercício tão bem, se não melhor, do que o exercício cardiovascular, especialmente se você estiver fazendo corretamente. Quando você executa exercícios de levantamento de peso, seus maiores músculos exigem mais energia (faz sentido, né?). Os dois maiores músculos do seu corpo são seus glúteos (bumbum) e suas coxas. Embora seja aconselhável trabalhar todos os seus músculos, se o seu objetivo é perda de peso, então você deve passar a maior parte do tempo trabalhando esses músculos maiores, encontrados principalmente nas pernas. Na verdade, o agachamento, que envolve tanto os seus glúteos quanto as coxas, queima mais calorias por repetição do que qualquer outro exercício – você irá sentir que está queimando calorias porque esse exercício faz seu coração disparar.

Fique motivado

Finalizando, ao acrescentar levantamento de peso como parte de sua rotina de treino regular, você pode também se afastar daquele tédio de passar longos períodos de tempo com equipamentos aeróbicos, como as esteiras. De fato, você pode achar que o levantamento de peso pode até ser uma alternativa divertida comparado ao aeróbico (embora você deva continuar a fazer as duas coisas). Dessa forma será mais fácil encontrar motivação para ir a academia regularmente.

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