Já Conhece os Pisos de Segurança?

Nos últimos anos o Brasil tem modificado consideravelmente seus valores de proteção aos trabalhadores, visto que, os empregos informais no país estão cada vez mais extintos. Era extremamente comum encontrar trabalhadores na construção civil sem os equipamentos de proteção básicos, como por exemplo, capacetes, talabartes, luvas e botas, porém, essa realidade mudou significativamente, graças as frequentes fiscalizações executadas pelo governo e cooperativas.

Seguindo essa constante evolução cultural sobre a proteção dos trabalhadores, surgiram no Brasil os Pisos de Segurança que estão sendo frequentemente utilizados em construções, fábricas e empresas convencionais. Os Pisos de Segurança são instalados em determinadas áreas para fornecer toda a proteção que o funcionário necessita para executar seu serviço de forma segura e saudável, diminuindo significativamente a chance de lesões por repetição ou acidentes no ambiente de trabalho.

Tipos de Pisos de Segurança

Existem vários tipos de Pisos de Segurança diferentes, cada um para uma aplicação diferente. Conheça os principais tipos de Pisos de Segurança:

  • Tapete Antiderrapante – Trata-se de um piso de borracha muito utilizado em fábricas, frigoríficos, banheiros coletivos, oficinas entre outras áreas. O Tapete Antiderrapante diminui significativamente as chances de um trabalhador escorregar, logo, é aplicado em áreas com frequentes exposições a líquidos.
  • Piso Amortecedor – O piso amortecedor nada mais é que uma grande peça de borracha com capacidade de amortecer impactos e pequenas oscilações de peso. O Piso amortecedor é utilizado em academias de ginastica e montadoras de veículos.
  • Tapete Isolante – O Tapete Isolante é instalado em todas as áreas que contenham algum tipo de exposição a descargas elétricas, como por exemplo, cabines de energia e subestações de energia elétrica. Por ser feito com borracha o Tapete Isolante não transmite para o corpo do trabalhador qualquer descarga acidental de eletricidade.
  • Borrachão Gradeado – O piso de Borrachão Gradeado é utilizado para transportas cargas vivas, como por exemplo, cavalos, vacas e bois. Trata-se de uma placa de borracha super resistente que diminui significativamente os impactos causados aos animais.

Pisos de Segurança são obrigatórios?

Em determinados segmentos os pisos de segurança são obrigatórios, como por exemplo, os tapetes isolantes. Porém, grande parte dos segmentos industriais ainda não possuem regras que determinam a obrigatoriedade dos pisos de segurança.

Todos os Pisos de Segurança devem ser aprovados pelo ministério do trabalho para que recebam os selos das NR’S (Norma Regulamentadoras) antes de serem comercializados.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz