Invenções Chinesas que Mudaram o Mundo

A China chama atenção do mundo todo. O país tem aspectos exóticos e curiosos e também é muito comentado devido ao seu regime politico, que é muito rigoroso. Um aspecto da China que está sempre no ápice dos assuntos, é sua economia e a tecnologia.

Com a segunda maior economia do mundo, o país tem um crescimento muito grande no comércio, tendo parceria com muitos países do mundo todo. E não é de se espantar que a China receba tanta atenção na área econômica. Lá, acontece a Canton Fair, a maior feira empresarial do mundo, atraindo atenção de empresários do mundo todo, o que ajuda ainda mais a expandir sua economia crescente. E com isso, cresce o investimento nas tecnologias do país, que atrai os olhos do mundo inteiro. Mas há alguns objetos que utilizamos no dia-a-dia que fora inventados antes do upgrade econômico chinês.

Grandes descobertas

Nós utilizamos diversos objetos no decorrer do dia, mas já parou para pensar de onde eles vêm? Os chineses são famosos pelo mundo por receberem treinamentos rigorosos durante a infância, se tornando adolescentes e adultos brilhantes, com ideias e talentos incríveis, brilhando em competições, tocando instrumentos ou até mesmo inventando coisas. Pois muitos dos objetos que usamos diariamente foram inventados por eles. Confira.

 

Papel, garfo, dinheiro em papel

Tudo isso são coisas que você usa normalmente, e que faram grande falta no cotidiano. E foram invenções chinesas. Há indícios que o papel já estava sendo usado pioneiramente pelos escribas da dinastia Han, que dominaram a China do século 2 a.C. ao século 2 d.C. Nos anos 200 já haviam indícios do uso de papel dominante no território chinês, sendo usado em mapas, livros e documentos. Tinha preço acessível, e sua fabricação incluía até mesmo restos de rede de pesca.

Papel-moeda: As notas que nós usamos para adquirir coisas – o dinheiro, circulava na China desde os séculos 12 e 13, como forma de diminuir a exploração de minas de cobre, e diminuir a desvalorização da moeda.

Outra invenção chinesa muito gostosa é o macarrão. É uma invenção bem antiga, datando 4 mil anos atrás. Era feito com milhete, um cereal que ainda é usado pelo mundo. E aqui, uma invenção irônica: o garfo foi inventado pelos chineses! Foram encontrados em túmulos de 4 mil anos atrás, garfos fabricados com ossos. Outras invenções chinesas fundamentais hoje em dia são a pólvora, a seda, esta última, que impulsionou uma forma primitiva de globalização, com rotas de comércio até o Império Romano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *