Importância dos Vegetais para o Ganho de Massa Magra

Quando falamos em ganhar massa magra, a primeira ideia que nos vem à mente geralmente é o consumo de grandes quantidades de proteínas aliado a uma rotina dura de exercícios na academia. No entanto, no que tange a dieta, não é só de proteína que o músculo é construído. Veja neste artigo alguns dos principais benefícios dos vegetais para o processo de aumento da massa muscular.

O ganho de massa muscular é um processo bastante complexo, ainda mais quando falamos em ganho de massa magra. Para que ocorra o aumento no volume muscular, ou a hipertrofia, são necessárias grandes alterações no funcionamento do organismo e no metabolismo através da ação de uma série de enzimas e hormônios que estimulam o corpo a trabalhar no sentido do ganho de volume muscular.

Durante a construção muscular, o corpo precisa de muitas vitaminas e minerais, além das proteínas as e dos aminoácidos, afinal o corpo estará produzindo novos tecidos e fibras musculares. Esses nutrientes são encontrados em abundância em frutas, verduras e legumes, e a falta dos mesmos pode até bloquear o processo de crescimento muscular.

Os vegetais são uma fonte importante de substâncias e nutrientes importantes para saúde do corpo como um todo. As folhas verdes de cor escura, por exemplo, fornecem as vitaminas A, C, K, ácido fólico e vitaminas do complexo B, minerais, cálcio, ferro, fitoquímicos e fibras. As frutas fornecem, além de vitaminas e minerais, óleos, fibras e carboidratos. Grãos integrais, nozes, amêndoas e castanhas também fornecem minerais importantes, como o selênio, e gorduras saudáveis, incluindo o ômega 3.

Os vegetais folhosos, que infelizmente são pouco lembrados nas dietas para hipertrofia devido ao seu baixo valor calórico, também tem um papel importante no ganho de massa magra, uma vez que contribuem para que esse ganho ocorra de forma a não ocorrer simultaneamente com o ganho de gordura. Mas para que isso aconteça, os vegetais folhosos devem ser incluídos na dieta diária. Alguns exemplos de vegetais folhosos são o brócolis, o espinafre, a couve e a ora pro nóbis.

E os benefícios dos vegetais folhosos não param por aí: eles, conforme dito anteriormente, têm baixo valor calórico e também são ricos em fibras, por isso podem ser consumidos com frequência e ajudam a dar sensação de saciedade e a regular o funcionamento do intestino. Eles também fortalecem o sistema imunológico, prevenindo doenças e combatendo os radicais livres, produzidos pelo corpo durante a atividade física. Por isso, da próxima vez que você for elaborar uma dieta para o ganho de massa magra, não esqueça de incluir os vegetais!

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