Haikaa Yamamoto Lança Novo Vídeo no YouTube

Haikaa Yamamoto, cantora e compositora brasileira, acaba de lançar mais um vídeo no Youtube. Trata-se do “The Right”, cuja proposta insere-se no contexto do “The Right Challenge” e tem por objetivo incentivar a criatividade dos internautas que assistem ao vídeo. É simples e não tem custo. Para tanto, basta que cada um se inspire e se expresse da forma que quiser, gravando e posteriormente postando um vídeo em resposta ao original.

Segundo Haikaa, “a ideia é convidar as pessoas a serem estrelas no palco de suas próprias vidas”. Diz ainda que o “The Right Challenge” foi igualmente pensado visando refletir o espírito do nosso tempo ou Zeitgeist. “A era digital – acrescenta ela – dá a todo indivíduo a possibilidade de se expressar. É democrático, é de graça e é global.”

A música está disponível para download no Noisetrade.

Livro

Recentemente, Haikaa também lançou o livro “What is Diversity”, que está disponivel em paperback e no formato e-book na Amazon e apenas como e-book na Apple Store.

Em seu livro, ela discute questões que vão da sexualidade à ética, da beleza ao consumo e da saúde à democracia, a partir da perspectiva da diversidade. Ela também leva o leitor a uma viagem musical ao escrever sobre seu o projeto humanitário “Work of Artl”, no qual coloca em prática seu apreço pela diversidade.

Obra de arte

O “Work of Art – Global Project” foi lançado em 2010 e no vídeo postado no YouTube Haikaa canta a canção “Work of Art” em 19 idiomas. Para tanto, contou com a colaboração de dezenas de pessoas espalhadas nos quatro cantos do mundo.

Quando deu início a essa empreitada o seu objetivo era ver em quantos idiomas diferentes conseguiria fazer a sua canção. Resolveu, então, testar o conceito de “Seis Graus de Separação” que, segundo ela, “reza que todos os cidadãos do mundo estão no máximo a seis graus de distância uns dos outros.”

Começou, assim, a entrar em contato com gente que conhecia. Um ano e meio depois, já estava trabalhando na vigésima versão da música e apenas duas dessas versões foram escritas por pessoas que conhecera antes de iniciar o projeto.

A música não apenas faz parte de seu álbum, lançado em 2011, como igualmente o intitula. “Work of Art” foi especialmente composta para celebrar a tolerância e a diversidade existente entre pessoas, culturas e nações.

Multicultural

Nascida no Brasil, em 1974, em Santana do Itararé (PR), Haikaa também morou e estudou no Japão e nos Estados Unidos, onde cursou Relações Internacionais na Tufts University, em Boston. No Japão, ela estudou na mesma escola que a imperatriz Michiko.

A música de Haikaa certamente reflete toda essa miscigenação. Ela conta que tinha apenas oito anos de idade quando viajou para o Japão pela primeira vez, a passeio, e de como aquela viagem representou para ela um verdadeiro choque cultural. Foi ali, certamente, que ela começou a se tornar uma cidadã do mundo. A arte de Haikaa não conhece fronteiras.

Diversidade

Cercada por todo o tipo de contradição, no tocante à noção do que seja certo ou errado, Haikaa acabou desenvolvendo sua própria escala de valores e aprendeu a ouvir a voz do próprio coração na hora de escolher o caminho que quer seguir.

Este senso de liberdade conduz a sua criatividade e permeia tanto sua música quanto sua escrita. Seu álbum “Work of Art” e seu livro “O que é Diversidade?” são uma homenagem à diversidade em nosso mundo, coisa  cara que ela tanto valoriza.

Residindo atualmente em Los Angeles, no momento a artista passa uma temporada no Brasil, em São Paulo, e aproveita sua estada no país para compor e curtir tanto a vida cultural quanto a gastronomia da capital paulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *