Funções de Um Zelador de Condomínio

Assim que um imóvel é entregue, encontrar um Zelador e um Síndico para o prédio, se torna uma prioridade. Mas qual será a importância e a diferença entre esses dois cargos?

O Síndico é o responsável pela administração de todo o condomínio e costuma ser eleito entre os moradores do residencial. Ao iniciar seu mandato, esse funcionário assume as responsabilidades Penal e Civil por todos os donos causados a terceiros por residentes dentro da área do edifício. Sua atividade é remunerada ou não.

O Zelador pode ser contratado junto a administradoras de imóveis, e como o próprio nome já diz, sua função é zelar pelo funcionamento de todas as atividades designadas pelo Síndico. Em sua contratação pode ser ou não acordado uma moradia dentro do condomínio, que descontará 24% do seu salário em espécie, incluindo férias, 13º salário e FGTS e INSS.

Funções trabalhistas

As funções trabalhistas destes profissionais variam de acordo com seus sindicatos regionais, na cidade de São Paulo, por exemplo, temos as seguintes determinações:

Parágrafo Primeiro – Zelador é o empregado a quem compete, salvo disposição em contrário no contrato individual de trabalho, as seguintes tarefas:

a) Ter contato direto com a administradora de condomínio e agir como preposto do síndico ou da administradora credenciada;

b) Transmitir as ordens emanadas dos seus superiores hierárquicos e fiscalizar o seu cumprimento;

c) Fiscalizar as áreas de uso comum dos condôminos ou inquilinos, verificar o funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas do edifício, assim como os aparelhos de uso comum, além de zelar pelo sossego e pela observância da disciplina no edifício, de acordo com o seu regimento interno ou com as normas afixadas na portaria e nos corredores.

Atividades do Zelador

Não cabe ao Zelador receber ordens e nem pedidos dos moradores, mas sim computar as reclamações e passá-las para o Síndico.  Dentro de sua programação estão inclusas as seguintes atividades:

  • Responsabilidade por vistoriar os demais funcionários. Como horário de entrada e saída, por exemplo;
  • Providenciar os materiais necessários para as tarefas dos outros colaboradores;
  • Limpeza e a checagem do funcionamento dos elevadores e relógios de água;
  • Analisar as condições de funcionamento das lâmpadas, bomba de recalque, gerador, central telefônica, motores do portão e bem como a manutenção dos mesmos;
  • Cabe ao Zelador recorrer a empresa administradora do condomínio em caso de algum mal entendido ou dúvida;

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz