Franquia é Um Bom Modelo de Negócio

Encontrar um brasileiro que deseja abrir o seu próprio negócio não é difícil, muitas vezes o que falta é recurso financeiro e ideias para iniciar um empreendimento. Por isso as franquias tem sido cada vez mais a melhor opção e um tipo de negócio que tem feito sucesso. As franquias estão em crescimento no Brasil e no mundo, são modelos de negócio onde se faz a distribuição de serviços ou produtos de forma padronizada e seguindo determinadas regras.

Entendo a franquia

A franquias são modelos de negócio onde o franqueador tem concessão para usar a marca, tecnologia, sistemas operacionais e produtos e serviços de uma empresa que já é conhecida no mercado. Dessa forma a marca distribui e comercializa seus produtos e serviços, e o franqueado é responsável por administrar esta unidade de serviço e deve seguir o mesmo padrão de atendimento. Franqueado é a pessoa que faz o investimento, paga direitos autorais, infraestrutura, estoque e assim tem permissão para comercializar os produtos da marca. É uma forma de ser dono do próprio negocio de uma certa forma possuindo um modelo de empreendimento que já é conhecido no mercado.

No Brasil as franquias são asseguradas pela Lei 8.955, de 14/02/94. Antes de abrir a Franquia o franqueado deve conhecer a fundo como ela funciona, qual o capital necessário, a rotina de trabalho, e dessa forma ver qual a franquia tem mais a ver com o seu perfil. É chamado franqueador a empresa que é dona da marca, e que concede a venda de franquias, o franqueador é a pessoas visita ou jurídica que compra uma franquia. O principal das franquias, também chamadas de Franchising é a parceria entre franqueado e franqueador, isso determina o sucesso e a garantia de conquistar clientes.

A primeira franquia vista no mundo aconteceu nos Estados Unidos, na metade do século XIX da marca Singer Sewing Machine Company. Ela ofereceu a venda de máquinas de costura a comerciantes independentes, que poderiam colocar o nome da marca Singer na fachada da loja. Depois foi a vez da General Motors que abriu a primeira franquia empresarial. Com o passar dos anos as franquias ganharam o formato que possuem hoje, as franquias do ramo de alimentação principalmente de sanduíches são as que mais crescem atualmente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *