Fondue – A História Desta Iguaria

Você sabia que o correto é pronunciar A Fondue? Isto mesmo, no feminino. A palavra “fondue” surgiu na Suíça Francesa e, traduzindo o termo para o português, significa queijo fundido ou queijo derretido. O prato é muito consumido ultimamente, principalmente em locais onde faz frio e na época do inverno, mas, como será que surgiu esta iguaria que é a fondue?

O surgimento da fondue

A história do surgimento deste prato tão apreciado possui duas teorias, sendo que uma é bastante diferente da outra.

Primeira teoria

A primeira teoria é de que a fondue foi inventada como o resultado de um excesso na produção de queijo, na Suíça Francesa. Em meados do século XII, com a chegada do frio, o queijo armazenado congelara até que alguém teve uma grande ideia: descongelar e derreter os queijos usando kirsch, uma cachaça artesanal de cereja produzida na região. Surgiu então a saborosa fondue de queijo.

Segunda teoria

Esta versão envolve muito mais a emoção e a imaginação do que a primeira. De acordo com esta teoria, a fondue surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, pelos camponeses que viviam nas regiões montanhosas. Devido não terem como buscar alimentos nos centros das cidades, por conta das batalhas e do rigoroso inverno, para não morrer de fome, eles passaram a derreter os queijos que eles mesmos produziam e mergulhavam o pão, que também era feito por eles, no caldo resultante deste derretimento.

Um prato saboroso

Independente de qual teoria é realmente a verdadeira, é fato que este prato acabou ganhando o mundo inteiro e, atualmente, existem fondues de vários tipos diferentes, como a fondue de chocolate, onde são mergulhadas frutas, biscoitos e marshmallow.

Normalmente, quando as pessoas vão a um restaurante de fondue, como o Hannover, por exemplo, elas consomem primeiramente a salgada, que pode ser de queijo ou carne e depois a fondue de chocolate, como uma sobremesa. Existem ainda fondues que variam os sabores dos molhos, acrescentando alguns ingredientes, como o vinho branco, ketchup e alguns temperos.

Ir a um restaurante de fondue é uma verdadeira maravilha gastronômica, além de ser romântico e divertido. Pode ser considerado o prato ideal para um jantar especial, a dois ou até mesmo com toda a família, numa ocasião diferente.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz