Fluoxetina para Emagrecer – Vale a Pena?

Embora a fluoxetina seja aprovada pela Food and Drug Administration dos EUA para tratar a depressão, bulimia, ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo, ela não está aprovada como um medicamento para perda de peso. Apesar disso, alguns médicos ainda prescrevem a fluoxetina para este fim. Enquanto tomar fluoxetina para emagrecer possa ser eficaz para alguns indivíduos, é sempre recomendado consultar um médico para ver esse medicamente é adequado para você.

Eficácia

A fluoxetina pode aumentar a temperatura corporal de uma pessoa, que por sua vez aumenta o gasto de energia, de acordo com a Academia Americana de Médicos de Família. Em um estudo de 2010 publicado na “Journal of Clinical Psychiatry”, as pessoas que tomam fluoxetina tendem a emagrecer. No entanto, verifica-se que este efeito é limitado e passageiro. Mais pesquisas são necessárias antes que a fluoxetina seja considerada um medicamento eficaz para perda de peso.

Efeitos colaterais

Tomar fluoxetina somente com o objetivo de perder peso tem muitos riscos. Tomar fluoxetina para emagrecer pode causar vários efeitos colaterais, tais como a síndrome da serotonina ou síndrome neuroléptica maligna. Devido a isso, alterações de estado mental, temperatura corporal, pressão arterial, frequência cardíaca ou controle muscular devem ser relatados a um médico imediatamente. Menos grave, mas ainda desagradável, os efeitos colaterais da fluoxetina incluem diarreia, insônia, dores de cabeça, náuseas, boca seca, tremores, sonolência, dor de garganta, alterações no desejo sexual, sudorese excessiva e ansiedade.

Considerações

Embora a fluoxetina possa ser uma ajuda para perda de peso para alguns indivíduos, a Academia Americana de Médicos de Família observa que a reeducação alimentar é muito mais eficaz. Explore outras opções de perda de peso com o seu médico para que você possa tomar uma decisão informada sobre se tomar fluoxetina é apropriado. Se você decidir tomar fluoxetina para emagrecer, tenha em mente que pode demorar de quatro a cinco semanas ou mais antes de você sentir os efeitos da droga. De repente, parar de tomar fluoxetina pode causar sintomas desagradáveis de abstinência, assim parar de usar medicação gradualmente é preferível. Se você tiver quaisquer perguntas específicas sobre a tomar fluoxetina, fale com o seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *