Fisioterapia Respiratória é Uma das Facetas da Fisioterapia

A fisioterapia é uma área da saúde muito abrangente e seus profissionais atuam de diversas maneiras e em diferentes ambientes para atender os pacientes da forma mais completa possível. A fisioterapia respiratória certamente é uma das menos conhecidas pelos leigos, mas é uma das mais utilizadas dentro de hospitais, por exemplo.

Os profissionais que atuam com a fisioterapia respiratória utilizam técnicas e estratégias de avaliação e tratamento não invasivas, visando a otimização do transporte de oxigênio. contribuindo na prevenção, reversão ou minimizando as disfunções, promovendo funcionalidade e maior qualidade de vida aos pacientes.

Em cada uma das áreas de um hospital e em cada fase do tratamento do paciente, o profissional da fisioterapia respiratória atua sempre embasado em muita teoria e vivências, pois é uma área que requer estudo constante e horas de prática.

Vários exemplos da atuação desses profissionais podem ser dados. Normalmente, quando um paciente fica acamado precisará da fisioterapia respiratória mesmo que ainda não apresente nenhuma dificuldade nesse aspecto, pois as técnicas atuarão também preventivamente. Na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) os fisioterapeutas atuam de diversas formas, tanto com a parte respiratória quanto com a parte motora, inclusive em pacientes entubados. Na UTI um dos principais objetivos dos procedimentos é evitar a insuficiência respiratória e todas as suas consequências.

Quando o paciente deixa a UTI e vai para o quarto, o trabalho do fisioterapeuta continua, mas o enfoque muda. Prevenir e tratar todas as dificuldades respiratórias ainda faz parte do trabalho, porém passa-se a buscar fortalecer o paciente, buscando melhora do condicionamento físico que consequentemente o tornará mais independente, melhorará alguns sintomas, alcançando melhores resultados.

Ou seja, a fisioterapia respiratória, assim como a fisioterapia em geral ,age preventiva e pontualmente como um meio para que o paciente melhore ou supere suas condições atuais e tenha melhor qualidade de vida, dentro ou fora do meio hospitalar.

É o que a fisioterapia em geral faz, recuperar ou normalizar alguma lesão ou deficiência que organismo do paciente represente. Podendo ser ortopédica ou não. A fisioterapia tem vários recursos para conseguir atingir os seus objetivos, hoje é extremamente fundamental para qual quer paciente que tenha alguma dificuldade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *