Fique de Olho nas Contas a Pagar e Receber da Sua Empresa

Dinheiro é tudo na hora de abrir um negócio ou fazer sua manutenção. Essa afirmação pode até parecer exagero, mas sem o controle financeiro da sua empresa um dia tudo pode estar indo muito bem e logo depois as coisas podem ir por água abaixo. Segundo o SEBRAE, em dois anos 60% das empresas fecham e em três anos de vida esse número cai para 48%, mas mesmo assim ainda é alto. Pessoas que abrem empresas durante todos os anos muitas vezes não sabem da importância que a organização e o controle administrativo e financeiro possuem e, por isso, acabam arriscando seu novo negócio.

Se você não quer arriscar o seu empreendimento, não subestime o controle financeiro, como o fluxo de caixa. E para ajudar nesse controle, uma das ferramentas mais importantes para medir financeiramente sua empresa é realizar o controle de contas a pagar e receber.

O que é isso? Bom, o controle de contas a pagar e receber é simplesmente o registro de todo valor que sai e entra em caixa em um período. Nas contas a pagar, por exemplo, temos aluguel, condomínio, internet, telefone, salários de funcionários, limpeza, compra de produtos e serviços, custo de fornecedores, etc, enquanto nas a receber temos pagamento de clientes, dinheiro vindo de vendas de produtos ou serviços, entre outros. Assim, as contas a pagar são para onde o dinheiro recebido das contas a receber vai ser mandado.

É importante realizar o controle dessas contas pois você deve sempre ter em mãos tudo o que sua empresa está fazendo e como está lidando com o dinheiro. Com esse controle, se sua empresa estiver gastando mais do que recebe, você já consegue visualizar para onde está indo este dinheiro a mais e saberá como reduzi-lo ou cortá-lo e, assim, não prejudicar as finanças. Por outro lado, caso esteja sobrando muito dinheiro, você pode planejar melhor o que fazer com ele, como investir em uma área da empresa, economizar e ir guardando, aumentar salário de funcionários, entre outros.

Enfim, ficar de olho nas contas a pagar e receber é essencial para ter um termômetro de sua empresa e conseguir controlá-la para que as coisas sempre deem certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *