Ferro Cromo e Suas Características

O ferro cromo, faz parte do ferro ligas, e é uma liga metálica composta por ferro e cromo, nas seguintes proporções: 50% (cinquenta por cento) e 70% (setenta por cento) respectivamente. Ele é utilizado na produção de aços resistentes à corrosão, aços de alta liga e aços inoxidáveis, sendo o principal componente do cromado que é utilizado em rodas e acessórios de ferro, já que ele consegue deixar o acessório com brilho que não desbota, principalmente devido ao fato de ele não oxidar.

Um dado importante é que a produção de ferro ligas de ferro cromo está diretamente ligada a produção de aço inoxidável. Os aços inoxidáveis são usado nas industrias de celulose, automobilísticas, químicas, em produtos da linha branca e até em alimentos. Dentro dos ferros ligas, temos três tipos de ferro cromo: ferro cromo alto carbono, ferro cromo baixo carbono e ferro silício cromo, cada um com sua característica própria e determinadas aplicações.

O ferro ligas, ferro cromo alto carbono, de forma FeCr AC, tem como característica básica o teor de carbono acima de 4%. Ele é uma liga composta por ferro, cromo e silício, usado para a fabricação de diversos tipo de aço e outras ligas especiais. É utilizado em industrias de automóveis, onde usa-se aços de altas ligas, na produção de aços de alta resistividade elétrica, aço resistentes à corrosão e anti-oxidação.

O ferro ligas, ferro cromo baixo carbono é utilizado em produtos de bens de consumo principalmente. Sua característica é que o teor de carbono está sempre abaixo de 0,15%, e segue a mesma composição do ferro cromo alta carbono. O ferro cromo baixo carbono, de nomenclatura FeCr BC, tem a utilização industrial similar ao da FeCr AC, mas também é usado na correção do teor cromo na produção de aço, sem alterar o carbono.

O terceiro tipo de ferro cromo, da família ferro ligas, o ferro silício cromo, uma liga de ferro, cromo, silício, como o próprio nome já diz, aliado a outros elementos. Sua principal aplicação é na produção de ferro cromo baixo carbono. Um detalhe importante é que o cromo não possui substituo na produção de aço inoxidável, por isso a utilização da liga ferro cromo é para esta produção.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *