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Fazer Flexões de Braço Aumenta a Massa Muscular?

24 de janeiro de 2012 | Autor: | Postado em Exercício

Quando se fala em ganhar massa muscular, é automaticamente assumido que a única maneira de fazer isso é “puxando o ferro”. E, enquanto eu não posso dizer que discordo, dado a importância e a eficácia dos treinamentos de peso convencionais nas academias, é importante ressaltarmos alguns métodos mais simples: aqueles que não requerem equipamento, e que nós podemos fazer a qualquer hora, em qualquer lugar.

Possivelmente o mais famoso exercício que usa somente o peso do corpo é a flexão de braço. Para aqueles que não ainda não observaram isso, a flexão de braço é um exercício praticamente idêntico ao supino, salvo algumas diferenças. A flexão é um exercício que trabalha os deltóides (ombros), peito (peitorais), o tríceps e, por causa da forma com que o corpo é levantado, a parte inferior das costas. E sim, sob certas circunstâncias, as flexões de braço podem e certamente vão construir músculos.

Só porque não estamos usando halteres e anilhas aqui, não pense que as regras básicas de construção muscular saíram voando pela janela… Não. Elas ainda se aplicam. Porém, a fim de ganhar músculos e continuar o ganho de massa muscular, uma pessoa deve constantemente treinar contra uma resistência cada vez maior (mais peso).

Então, até certo ponto – principalmente para quem é sedentário – flexões de braço irão certamente ajudar trabalhando uma grande porção da parte superior do corpo e braços, mas, a menos que mais peso seja adicionado conforme houver progresso, embora os ganhos de resistência possam continuar, a força real e os ganhos de tamanho vão parar logo depois que o corpo se adaptar ao próprio peso.

Se você não quer treinar com pesos, mas gostaria de fazer o melhor que você pode com flexões, eu tenho uma dica para você: use uma mochila e vá colocando alguns objetos, como livros, progressivamente. Assim você conseguirá levantar cargas cada vez mais pesadas. Enquanto você estiver adicionando mais e mais peso, não haverá razão para que você não continue crescendo – claro que também deve haver atenção na sua alimentação.

Eu recomendaria fazer flexões não mais que três ou quatro vezes por semana, com um dia de descanso entre cada sessão. Tente fazer flexões com 12 a 15 repetições e ter um descanso de dois a três minutos antes começar cada série. Três séries serão uma boa maneira de você começar. É claro que existe uma série de fatores que também pode auxiliar no desenvolvimento muscular, como boa alimentação e exercícios para as outras partes do corpo.

Então, respondendo a pergunta do título novamente: Sim, fazer flexões pode sim aumentar sua massa muscular. Entretanto é importante que você adicione mais peso conforme houver progresso, se quiser dar continuidade ao crescimento dos músculos.

Marcelo Torres

Autor:

Um dos escritores contribuindo para a geração de conteúdo online gratuito e de valor.

Este autor possui 185 artigos publicados até o momento.

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