Efeito Antioxidante das Folhas de Moringa Oleífera

Um antioxidante é uma molécula capaz de retardar ou prevenir a oxidação de outras moléculas. A oxidação é uma reação química que transfere elétrons de uma substância para um agente oxidante. Reações de oxidação podem produzir radicais livres, que começam com reações em cadeia que danificam as células. Antioxidante é o nome coletivo para as vitaminas, minerais, carotenoides e polifenóis que protegem o organismo de radicais livres nocivos.

Embora as reações de oxidação sejam cruciais para a vida, elas também podem ser prejudiciais, daí as plantas e os animais manterem sistemas complexos de vários tipos de antioxidantes, como a glutationa, a vitamina C e a vitamina E. Baixos níveis de antioxidantes, ou inibição de enzimas antioxidantes, provocam estresse oxidativo que podem danificar ou matar as células. Antioxidantes também têm um papel importante em retardar o processo de envelhecimento e prevenir doenças cardíacas e derrames, mas os dados ainda inconclusivos.

Há evidências crescentes de que o estresse oxidativo, definido como um desequilíbrio entre oxidantes e antioxidantes em favor dos primeiros, leva a muitas mudanças bioquímicas e é um fator importante para a contribuição em diversas doenças humanas crônicas, como aterosclerose e doenças cardiovasculares, mutagênese e câncer, várias doenças neurodegenerativas, e provavelmente, no processo de envelhecimento. Há algumas evidências de que os antioxidantes podem ajudar a prevenir doenças como degeneração da imunidade devido à má alimentação e a neurodegeneração.

A vitamina A como antioxidante protege as membranas celulares e do tecido adiposo e ajuda a reparar os danos causados por poluentes do ar, estimulando o sistema imunológico. A deficiência desta vitamina pode resultar em pele seca, cabelos quebradiços, problemas de visão, cegueira e aumento da susceptibilidade a infecções respiratórias. A Moringa Oleífera, com quatro vezes mais vitamina A que as cenouras, evita esses transtornos. A vitamina C, provavelmente, a mais utilizada de todos os suplementos vitamínicos, é um poderoso antioxidante que tem uma miríade de funções que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. As folhas cruas da Moringa contém sete vezes mais vitamina C que as laranjas, vitamina esta que atua como um antioxidante e devem ser fornecida através da dieta, uma vez que não pode ser sintetizada pelo corpo humano. Os antioxidantes podem anular os efeitos dos radicais livres que danificam as células.

A vitamina E é um potente antioxidante por si só, mas sua eficácia é aumentada quando tomada com outros antioxidantes, especialmente a vitamina C, selênio e beta-caroteno. Algumas evidências científicas indicam que a vitamina E ajuda a promover a saúde cardiovascular. A Moringa, com a combinação dos antioxidantes, auxilia a prevenir os danos causados pelos radicais livres. Eles têm se mostrado benéficos no tratamento de uma variedade de condições, incluindo alergias, artrite, diabetes, hipertensão e infecções virais.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz