E Se São Paulo Fosse Uma Marca?

E se as cidades fossem marcas, quanto será que elas valeriam? Uma grande empresa de gestão de marcas realizou este cálculo com as cidades do Brasil e quem lidera o ranking é São Paulo.

A cidade de São Paulo atingiu um valor estimado em R$ 233,5 bilhões, devido a sua variedade de opções de lazer e também à ampla oferta de imóveis, ela aparece no topo da lista das cidades-marcas, de acordo com a pesquisa realizada por uma empresa especialista em gestão de marcas.

A pesquisa

Gilson Nunes, sócio-diretor da empresa que realizou o estudo, afirma que a pesquisa levou em consideração, principalmente, indicadores que definem o índice de força das marcas das metrópoles. São analisados dados como a reputação da cidade, a admiração que ela recebe tanto de turistas quanto dos seus habitantes, sua gestão, a comunicação presente nela, sua governança, a segurança, limpeza urbana, condições de transporte, a preocupação socioambiental, entre outros fatores.

São Paulo, a primeira do ranking

A cidade de São Paulo foi eleita a primeira do ranking por ser vista como o melhor lugar para fazer negócios e trabalhar, além de oferecer oportunidades de emprego, também possibilita uma acomodação digna em imóveis próximos aos locais de trabalho, na grande maioria apartamentos. Porém, tratando-se do tema transporte, a capital paulista sofre grande queda.

O Rio de Janeiro ocupa a segunda colocação. A cidade é reconhecida em alto grau por suas características e forte vocação para o turismo, contudo, quando falamos em segurança e saúde, a imagem da cidade não é tão boa.

Os megaeventos no Brasil

Com a vinda dos megaeventos para o Brasil ao longo dos próximos anos, como a Copa do Mundo da FIFA em 2014 e as Olimpíadas de 2016, os valores destas marcas-cidades, certamente, serão alterados. Podemos observar esta mudança na cidade de Londres, por exemplo, que, para as Olimpíadas de 2012, sofreu um investimento equivalente a R$ 9,4 bilhões pelo Comitê Olímpico Internacional.

O ranking

Confira abaixo a lista das 10 marcas-cidades mais valiosas, seguidas de seus valores:

  • São Paulo – R$ 233 bilhões;
  • Rio de Janeiro – R$ 88,2 bilhões;
  • Brasília – R$ 70,1 bilhões;
  • Curitiba – R$ 26 milhões;
  • Belo Horizonte – R$ 24,6 bilhões;
  • Manaus – R$ 20,9 bilhões;
  • Porto Alegre – R$ 20,8 bilhões;
  • Campinas – R$ 16,6 bilhões;
  • Fortaleza – R$ 16,5 bilhões;
  • Salvador – R$ 15,6 bilhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *