Direção Elétrica – Entenda o Sistema

Há alguns anos ela era totalmente impensável algum sistema diferente do hidráulico para auxiliar a direção de um veículo. Afinal, o mecanismo funciona com competência e pouco se falava em eletricidade dentro de um carro. Com o passar do tempo e a necessidade de otimização da indústria automobilística, novos conceitos foram aparecendo e hoje, a direção elétrica já começa a tomar o lugar da assistência hidráulica.

Isso tudo acontece por diversos fatores, entre eles, certamente está: o menor gasto de combustível, já que seu funcionamento é totalmente independente do motor do carro, logo, é sabido que não há a bomba hidráulica. Não há vazamentos, nem necessidade de troca de óleo, já que no sistema de direção elétrica mais comum a assistência é feita por meio de um motor elétrico na coluna, sendo a caixa de direção mecânica.

Como funciona o mecanismo?

Não há polias, correias tampouco mecanismos hidráulicos que fundamentam o sistema. Não há mangotes nem caixas hidráulicas. É muito menos suscetível a danos mecânicos, apesar deles poderem ocorrer. Em carros mais modernos a assistência à direção ocorre na própria coluna de direção onde há um motor elétrico que faz esse trabalho, quando há o esterçamento da direção.

Com a eliminação do sistema hidráulico em alguns modelos de carros, fica evidente que há um aproveitamento do cofre do motor para outros mecanismos, facilitando, inclusive reparos. A montagem da direção elétrica é muito mais rápida do que a assistência hidráulica. Outro fator importante a ser compreendido é que a progressão da direção, assim como no sistema hidráulico é aproveitado na elétrica. O mecanismo não interfere no desgaste de componentes. Ou seja, não será por conta da direção que você irá comprar pneus.

Direção mais macia, e menos problemas ao chegar ao limite do esterçamento

Quando virávamos a direção hidráulica até o seu final pleno, o que acontecia era, sem dúvida, uma sobrecarga na bomba hidráulica e também na caixa de direção. Em caso de reincidência constante, vazamentos na caixa poderiam ser encontrados. A direção elétrica é uma evolução irretocável, melhorou a condição dos carros, ajuda os motoristas e irá fazer, em breve, se encerrar uma era. É o fim da DH?

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz