Dietas x Reeducação Alimentar

Você tem noção do que coloca no seu prato? Sabe qual a importância do que come? Muitas pessoas não imaginam que o que elas colocam no prato faz diferença na saúde. Há até mesmo pesquisas que indicam que, se grande parte das pessoas reavaliasse a alimentação, muitas doenças como diabetes e colesterol, poderiam ser evitadas, até mesmo problemas mais graves como de coração.

Ou seja, a dieta, tudo aquilo que optamos comer, pode e influencia muito na saúde, diretamente. É muito importante escolher bem os alimentos, tentando dar preferência aos mais saudáveis.

Cuidado com as dietas que estão na moda

Com o desejo de melhorar a alimentação ou de emagrecer, muitas pessoas pesquisam rapidamente na internet e acabam seguindo dietas perigosas, que podem acabar afetando a saúde negativamente, em vez de ajudar. Uma dieta, um cardápio ideal é aquele que o corpo não é restringido de nutrientes. Ou seja, é uma alimentação que permite de quase tudo.

Para que o organismo funcione corretamente, inclusive ajudando no processo de emagrecimento, são necessários vários nutrientes. Portanto, em uma dieta restritiva, o objetivo pode até ser alcançado, mas após o retorno à alimentação habitual, provavelmente a pessoa vai recuperar todo o peso perdido. Por que até pra emagrecer, o organismo precisa de comida. Ou seja, mesmo que funcione por um determinado tempo, as dietas que estão na moda, ou que restringem algum tipo de alimento, podem ser até mesmo perigosas.

Substitua e não passe vontade

A reeducação alimentar se baseia na substituição de alimentos pouco saudáveis por outros que ajudem o organismo a funcionar melhor e, consequentemente, a melhorar a saúde. Um dos segredos é não ter pressa: faça tudo gradualmente, que os resultados podem demorar um pouco, mas sempre aparecem se tudo for feito da maneira correta. É preciso substituir aquilo que faz mal por alimentos que tragam saciedade e saúde. Por exemplo, substitua o excesso de açúcar por adoçante, um lanche mais pesado por um sanduíche com peito de peru ou shake Herbalife, tenha sempre uma fruta por perto, para não correr o risco de exagerar em alimentos calóricos ou gordurosos, principalmente quem passa muito tempo fora de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *