Dieta e Refrigerantes

Sempre que ouvimos falar em dietas, a primeira coisa que nos vem à mente ou que é dita é: cortar alimentos gordurosos e refrigerantes. O conselho faz sentido. Alimentos gordurosos não ajudam em nada no processo de emagrecimento, e refrigerantes podem causar diversos prejuízos ao organismo, não somente atrapalhando a dieta. E se você pensa que basta substituir por refrigerante zero ou diet, pode desistindo. Além disso, a bebida não está associada apenas à fama de causar as temidas celulites. O gás e o sódio presentes no refrigerante podem causar muito mais danos ao organismo do que muita gente tenha conhecimento.

O que o refrigerante pode causar

Refrigerantes são bebidas altamente calóricas, pois contém muito açúcar. Com isso, há o risco do aumento de peso e a ingestão de líquidos que contenham gás faz com que o estômago dilate, e prejudica a absorção dos nutrientes. A pessoa se sente saciada, mas essa sensação passa rapidamente e pouco tempo depois ela está com fome novamente. E na refeição seguinte, acaba comendo mais, devido ao estômago dilatado. E isto acontece também com as versões light e diet dos refrigerantes.

O consumo de refrigerantes em excesso pode ser tão prejudicial que em Nova Iorque, foi aprovada essa semana uma lei que proíbe a venda de refrigerantes em tamanho grande (super size), que é bem comum por lá. Segundo a lei, está proibida a venda de bebidas ricas em açúcar com mais de 470ml, exceto em supermercados e lojas de conveniência. Esta foi uma medida para tentar combater a obesidade. Os Estados Unidos é um dos países com maior índice da doença no mundo. O descumprimento da lei pode causar uma multa de 200 dólares, mas ela não é válida para versões light e diet.

Composição – perigo para a saúde

A ingestão de refrigerantes não é indicada para ninguém, nem para quem não está de dieta. A bebida tem grandes quantidades de sódio. O sódio é utilizado na fórmula do refrigerante para ajudar a manter o sabor que se perde com a adição de açúcar. Quem costuma beber muito refrigerante retém muito líquido e com isso compromete a saúde, principalmente o fígado e os rins. As versões light e diet têm o dobro ou triplo de sódio do que os comuns. Portanto, não se engane.

O ideal é reduzir o consumo ou substituir por bebidas mais saudáveis e que ainda auxiliem no emagrecimento, como shake Herbalife, chá verde, sucos naturais. O consumo de refrigerante não é totalmente proibido. Um copo durante uma festa, por exemplo, não compromete toda a dieta. Porém, mais do que isso, a bebida pode prejudicar a saúde, além de potencializar o aparecimento de celulites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *