Dicas para Cuidar de Suas Contas a Receber

Conhecer todas as contas de sua empresa é algo extremamente importante, pois você ficará por dentro de tudo o que está acontecendo em todos os setores dela, já que tudo, de alguma forma, se relaciona a dinheiro. Além disso, para você poder realizar gastos e pagar contas na sua empresa, você precisa de dinheiro surgindo de algum lugar, isto é, as receitas, as contas a receber.

Contas a pagar e receber

As contas a receber podem até ser consideradas mais importantes que as contas a pagar, pois sem elas você não consegue realizar os gastos que mantêm sua empresa. Por isso, é importante saber quais são as suas contas a receber e também de onde e como elas surgem, pois assim você poderá planejar a gestão financeira da sua firma e fazer com que as coisas fluam bem. Então aqui te daremos algumas dicas de como manter um eficiente controle das suas contas a receber e fazer sua empresa decolar!

  • Siga uma rotina de emissão de cobranças, pois só assim seu financeiro ficará organizado. Você deve adotar uma forma de cobrança, como emissão de boletos, notas fiscais ou qualquer outra forma, sendo isso uma das rotinas. É sugerido que se escolha um dia da semana ou do mês para sempre fazer a emissão de tais documentos e enviá-los aos clientes.
  • Ofereça desconto para pagamentos adiantados. Pode até parecer ruim, já que receberá menos dinheiro, mas ter esse recebimento chegando mais rápido te ajuda na hora de investir em algo ou pagar outras contas antecipadamente e não sair no prejuízo. Assim, você premia os bons clientes e reduz a inadimplência. Para decidir o valor do desconto, faça simulações no seu caixa, verificando até que percentual dado a empresa não sai afetada.
  • Aumente a vigilância para quem paga atrasado, pois é importante ficar atento ao volume de parcelas em aberto, avisando ao cliente que ele está inadimplente. Além disso, fale sobre as restrições que a empresa ou ele podem sofrer caso o pagamento não seja realizado.
  • Cobre seu cliente, mas há maneiras mais fáceis e menos constrangedoras de fazer isso, como criar um e-mail do financeiro de sua empresa para fazer os comunicados de cobrança, confirmação de pagamento e envio de notas fiscais e boletos.
  • Não se lembre do seu cliente apenas quando ele atrasa. Dar atenção a ele de vez em quando é algo que fará sua relação muito melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *