Dicas para Brasileiros que Irão para China

A China chama a atenção de estrangeiros pela sua riqueza cultural, excentricidades (aos olhos de ocidentais), e potencialidades econômicas. A nação que mais cresce no mundo será sede agora em Outubro da Canton Fair, mega feira de negócios que reúne empresários e consumidores do mundo inteiro. Os brasileiros, obviamente, não poderiam ficar de fora do evento, afinal, a proximidade entre ambas as nações é cada vez mais forte devido ao papel de protagonista que conquistaram no cenário internacional. É evidente que o viajante precisa de algumas dicas para não fazer feio ao chegar num país completamente diferente.

É válido frisar que o chinês é um povo acolhedor, pacífico – ao contrário do Brasil os índices de violência são ínfimos por lá – eis uma nação que preza pelo respeito mútuo. Há pontos, no entanto, que incomodam turistas que a priori pouco se interessaram em saber sobre as peculiaridades culturais do país. Como cumprimentar, retribuir a um agrado, se acostumar à culinária, estabelecer relação profissional, e em todas as nuances possíveis conviver pacificamente com um povo tão distinto? É possível, basta seguir algumas regrinhas e no fim tudo dará certo.

Adapta-se aos costumes chineses numa viagem de negócios

  1.  Use roupas de cores neutras: Evite roupas despojadas de cores chamativas, e muito fortes. O chinês é avesso ao padrão de modo pelo qual estamos habituados por aqui. Vestes desse tipo podem parecer pouco apropriadas, seja mais discreto.
  2. Não opine sobre questões políticas: Invasão do Japão, a questão do Tibet, opressão do Governo; nunca dê pitacos sobre esses assuntos por lá. São questões delicadas para eles, que podem se sentir incomodados com a opinião de um estrangeiro.
  3.  Seja esclarecido: O chinês não gosta de evasivas. Seja claro e conciso na hora de responder a uma pergunta.
  4. Ao receber o cartão, não o guarde imediatamente: Ao receber um cartão de visita, folder, proposta, ou qualquer papel de um interlocutor, não guarde o na bolsa. Deixe ele em cima da mesa, ou leia-o na frente da pessoa.
  5.  Saiba pelo menos um pouco de Mandarim: A língua é difícil, ok. Mas procure aprender algumas frases em mandarim. A atitude demonstra cortesia.

Visita à China é inesquecível

A China é um dos países mais interessantes do mundo. Do arranha céu à capelinha milenar, da avenida movimentada ao vilarejo bucólico; todas as visitas são  inesquecíveis tanto para o turista com o único propósito de se divertir quanto para os consumidores que participarão da Canton fair. Compreendeu todas as dicas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *