Dicas de Segurança para Viagens com Caminhão

Enfrentar dias de estrada não é uma tarefa fácil! Além de uma grande disposição para suportar horas a fio dirigindo, o caminhoneiro necessita de um bom veículo que aguente rodar muitos quilômetros.  Segundo a polícia rodoviária, muitos acidentes acontecem por falta de manutenção dos caminhões, cansaço do motorista ou a famosa imprudência em trânsito.

As estadas do estado do Paraná estão entre as mais movimentadas do Brasil, muito devido ao poder que o estado tem no agronegócio e, também, devido a grandeza do Porto de Paranaguá. Leia as dicas a seguir e saiba como encarar as estradas do Paraná em segurança:

O que fazer antes de carregar o veículo?

– Em primeiro lugar faça uma checagem geral do seu caminhão, caso precisa trocar alguma peça antes de cair na estrada, acesse o site da Central Peças e faça um orçamento.

– Encha o tanque antes de sair da cidade, isso ajuda a economizar tempo, pois você não precisará parar no primeiro posto da estrada e reabastecer seu caminhão, além do que, os postos de estrada costuma ter o combustível muito mais caro.

– Caso sua viagem seja muito longa, pense na hipótese de ter um acompanhante durante o trajeto.

– Escolha com cuidado seu companheiro de viagem, é necessário que a pessoa seja bastante responsável e também agradável, já que vocês podem passar dias juntos.

– Confira com atenção os documentos do veículo e da carga, veja a nota fiscal, ordem de embarque, licenciamento do caminhão, seguro contra acidentes, roubos e tudo aquilo que for essencial para sua viagem.

Durante a viagem

– A primeira dica e também a mais importante é: respeite a sinalização de trânsito, dirija com cuidado e responsabilidade.

– Não dirija mais do que o seu corpo aguenta. Faça paradas programadas e nunca dirija com sono. Caso esteja com um companheiro de viagem que também é habilitado para guiar o caminhão, defina turnos e garanta toda a atenção possível para guiar o caminhão.

– Não de carona para pessoas estranhas na estrada, pois elas podem estar mal intencionadas.

– Não comente com ninguém sua carga e para que local você está indo.

– Se acontecer algo com o seu veículo, faça o possível para chegar até um posto policial, evite ficar parado na beira da estrada em lugares desertos.

Entrega da carga

– Calcule o horário de chegar no destino, se não der para chegar no local no horário combinado, pare o caminhão em um estacionamento seguro, de preferencia com seguranças armados e espere até o dia seguinte.

– Preste muita atenção durante o desembarque da carga e entregue ao responsável os documentos necessários.

– Aproveite que o caminhão ficou vazio e verifique tudo antes de pegar a estrada de volta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *