Como Montar Sua Própria Empresa

É comum encontrar pessoas que queiram montar sua própria empresa – sejam elas de viagens, marketing digital, entre outros mercados que estão crescendo no país. É preciso dedicação e saber que uma empresa não cresce de um dia para o outro, mas que com paciência e investimento, não necessariamente financeiro, sua pequena empresa pode se tornar relevante no mercado nacional.

Quero montar minha empresa – Por onde começo?

Grande parte das pessoas sonha em ter esta liberdade financeira, deixando de “trabalhar para os outros”. As pequenas empresas são responsáveis por grande parte da movimentação do mercado brasileiro. É preciso estar atento à concorrência, pois isso serve como estímulo para que haja a melhora dos produtos e do atendimento.

A pergunta principal é: como começar a montar uma empresa?

Primeiros passos

É preciso ter primeiramente, a decisão de qual tipo de negócio você quer abrir. Procure mercados que estejam em crescimento, como outsourcing de impressão, por exemplo. É importante um bom planejamento, este é o fator principal que determinará se a empresa vai alavancar ou falir. É preciso muita conversa e pesquisa além de gerenciar os números. É uma etapa essencial, pois sem um bom planejamento, pode haver apenas prejuízos. Na pesquisa, deve-se conhecer os concorrentes e o diferencial deles, levantar custos gerais, pesquisar sobre toda mão de obra necessária, técnicas de produção ou prestação de serviço, quem serão os clientes e como surpreendê-los. É necessário descobrir como conseguir estes clientes.

Também é importante definir fornecedores, pesando sempre entre custo-benefício. Procurar por parcerias, é uma ótima forma de crescimento rápido, pois auxilia na divulgação de sua nova empresa.

Defina se a empresa (do ramo alimentício, brinquedos, outsourcing de impressão, etc.)  física, ou terá serviços on line. Se for buscar por um imóvel para alugar, procure-o com calma. O aluguel é um custo que costuma pesar no orçamento. Verifique todos os documentos necessários para abertura de empresa. Após definir isto tudo, comece a busca por compra de materiais, móveis, funcionários. Neste estagio, a aparência da empresa não é tão importante.

Planejar uma empresa exige tempo e dedicação. Dê o melhor de si, concentre-se. Se necessário, peça ajuda, busque novas informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *