Dica Valiosa para Pesquisa na Criação de Conteúdo para Sites

Antes mesmo de começar a escrever, vamos precisar fazer um recolhimento algumas informações. Se você está escrevendo uma peça técnica de conteúdo, você vai querer localizar alguns recursos para utilizar como referências em todo o seu artigo. Mas mesmo se você estiver escrevendo algo específico da empresa (como uma página “Sobre nós” ou um blog sobre as atualizações das mais recentes conquistas do seu negócio), você vai achar útil ver como as outras pessoas têm estruturado conteúdo semelhante.

Para fazer isso, vá ao Google e digite quais você considera serem as palavras-chave relevantes para o seu artigo no tópico escolhido (ou navegue para as páginas do seu concorrente para ver como eles lidaram com páginas semelhantes ou atualizações no passado). A partir dos resultados de busca que aparecem, identifique as 3 principais páginas que apresentam conteúdo de alta qualidade relacionado ao seu e abra-os em abas do navegador.

Idealmente, essas páginas de referência devem ser de alta qualidade, imparciais e essencialmente informativas (pense no Wikipedia ao invés de um blog pessoal de alguém). Leia cada uma de suas três páginas fontes uma de cada vez e então minimize as janelas. Este processo não deverá tomar mais de 10 a 20 minutos para ser concluído e deve lhe dar informações valiosas e suficientes para você começar a escrever o seu conteúdo da melhor forma.

Não se preocupe se isso demorar um pouco nas primeiras vezes. Conforme você for pegando prática, escrever artigos vai se tornar uma tarefa cada vez mais fácil que você estará aprimorando mais e mais. Esteja focado na qualidade, pois certamente é o principal fator que vai levar o seu conteúdo ao sucesso. Pense sempre nas pessoas que vão ler aquilo que você escreve e também qual é o sentimento que você quer causar a essas pessoas, como por exemplo, o desejo de comprar algum produto.

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