Desmagnetizadores de Materiais

Muitos equipamentos feitos de ligas metálicas, ao final de seu uso ficam magnetizados. Isso de deve ao fato de que estes metais possuem uma grande concentração de ferro. O comportamento magnético dos materiais ferrometálicos está diretamente ligado ao comportamento dos domínios magnéticos e à ação dos campos magnéticos.

Os domínios magnéticos são regiões microscópicas onde todos os momentos magnéticos atômicos estão alinhados. Ao se tornarem magnetizados, os equipamentos atraem ou repelem outros feitos do mesmo material. Eles ficam eletricamente carregados. Para que possamos usá-los novamente, é necessário o uso de equipamentos de desmagnetização.

Causas da magnetização

A magnetização de equipamentos ferrometálicos pode ocorrer de diversas formas, dependendo do modo empregado.

Por indução

Ocorre quando o material entra em contato com um ímã. Normalmente acontece quando utilizamos placas magnéticas de fixação ou uma base que seja magnética.

Por atrito

Quando equipamentos ferrometálicos entram em atrito, em questão de segundos podem trocar cargas elétricas, formando um campo eletromagnético.

Por indução eletromagnética

Quando a peça ferrometálica é exposta a campos eletromagnéticos formados por indutores (bobinas). Estes campos podem ser contínuos ou alternados.

Problemas com magnetismo residual

Durante a fabricação de algumas peças metálicas (pregos, parafusos, etc.), pode haver magnetismo residual gerada pela aglomeração destes materiais. Isto pode afetar o funcionamento de uma máquina onde a peça for empregada.

Desmagnetização

A desmagnetização consiste em passar um objeto ferrometálico para o estado de magnetização nula. Pode-se conseguir desmagnetizar um objeto de duas maneiras: aquecendo-o até o estado de temperatura superior à do ponto curie (em torno de 70º C dependendo do material) ou reduzindo sua intensidade do campo magnético. O fator de desmagnetização de um objeto varia muito, sendo que, sua forma geométrica é o principal fator a ser levado em conta.

Modelos de equipamentos desmagnetizadores

Existem no mercado equipamentos de desmagnetização de modelos diferentes, que são usados em trabalhos profissionais onde materiais ferrometálicos são empregados.

Desmagnetizador Bancada

É um equipamento totalmente manual, de uso intermitente. São utilizados em objetos pequenos, como paquímetros, chaves de fenda, ferramentas de corte, estampas, relógios, etc.

Desmagnetizador túnel

O desmagnetizador túnel é adequado para moldes, vergalhões de aço trefilados ou retificados, esferas de aço, rolamentos e ainda quando seu pretende desmagnetizar em regime de produção intermitente contínuo ou intermitente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *