Cursos Profissionais em 2013

Atendendo aos novos paradigmas sociais e económicos, existem algumas acções de formação que podem ser boas opções de formação, e existe inclusive muitas ofertas de cursos profissionais de qualidade nessas áreas, que devem ser aproveitados pelos cidadãos que pretendem dar um rumo novo à sua vida profissional e ambicionar um futuro mais próspero a nível profissional e financeiro.

Como é óbvio, a frequência de uma formação de nível superior, seria a melhor opção, no entanto, pelos custos associados às mesmas e à sua longa duração, muitas pessoas excluem essa possibilidade e focam-se apenas nos cursos profissionais. Esta pode ser sem dúvida uma boa opção, principalmente em sectores de atividade onde ainda existe poucos profissionais qualificados, e pode ser uma excelente via para ingressar no mercado rapidamente, e quem sabe no futuro, ir adquirindo então mais conhecimentos pela via do ensino superior. Em seguida deixamos uma listagens de cursos profissionais que podem ser uma boa opção actualmente, tendo em conta que são mercados que estão a dar os primeiros passos ou que estão a dar sinais de grande crescimento em Portugal:

Cursos profissionais na área da Internet

Esta ferramenta de comunicação tem-se assumido ao longo dos últimos anos, como algo de essencial para o mundo dos negócios, mas em Portugal, felizmente ou infelizmente, ainda vivemos quase na idade da pedra no que diz respeito à presença das empresas neste meio. Não temos dúvidas nenhumas de que cada vez mais os empresários vão acordar para os benefícios de uma forte presença online, muito maiores do que a publicidade nos meios tradicionais como a televisão ou a rádio por exemplo, e cada vez mais profissionais com competências na área do marketing nas redes sociais, desenvolvimento de websites, domínio de ferramentas Google para promoção de empresas, etc, serão uma mais valia.

Cursos profissionais na área do turismo

Este é um mercado que aparentemente já existem muitos profissionais qualificados, no entanto, parece estar a existir cada vez mais um interesse em investir neste sector em Portugal, e aliás, já vem tarde, pois o nosso País tem condições de únicas para se tornar numa referência a nível europeu e mundial no que diz respeito ao turismo e este sector, vai cada vez mais ganhar uma relevância no que diz respeito ao nosso tecido empresarial e a contribuição para o produto interno bruto vai sem dúvida ser cada vez maior. Felizmente já existem muitos bons cursos profissionais no sector, e um exemplo disso são as Escolas de Turismo de Portugal, que oferecem uma formação de qualidade e em áreas bastante distintas deste segmento.

Cursos profissionais de energias limpas

Sobre este setor temos poucas dúvidas que os nosso leitores também sabem que o futuro da energia está nas renováveis, não só pelo preço que vai tender a ser cada vez mais baixo comparativamente às energias não renováveis, mas sobretudo pela preocupação ambiental, cada vez mais urgente se queremos preservar o planeta e a nossa espécie. Surpreendentemente ou não, Portugal é hoje um dos países mais avançados no desenvolvimento de energias renováveis, fruto de grandes investimentos feitos pelo Governo e pela EDP. Frequentar um curso nesta área, é sem dúvida sinónimo de empregabilidade actualmente, e apesar de ainda não existir grande oferta formativa de nível profissional, a que existe é de qualidade e prepara os profissionais que as frequentam de forma muito positiva.

Existem mais meia dúzia de cursos profissionais que estamos convencidos ser boas opções, não tanto como estes, mas que ainda garantem alguma empregabilidade e vamos dar a conhecer essa listagem em uma próxima publicação que faremos aqui no directório. Entretanto, pode ir consultando outros cursos profissionais que já demo a conhecer no nosso portal, e para se manter actualizado sobre as mesmas, considere assinar a newsletter do nosso blog de forma a receber todos os novos artigos directamente na sua caixa de correio electrônico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *