Curso de Fotografia – Perguntas e Respostas

Atualmente, com a crescente demanda por câmeras digitais, as possibilidades para os usuários hoje são muito maiores do que as de anos atrás. Há uma variedade de câmeras digitais que permitem aos usuários bater fotos em diversas situações, com qualidade de imagem e resolução impecáveis. Isso faz com que cada vez mais “fotógrafos” apareçam por aí.

Com isso, muitas dúvidas surgem na cabeça das pessoas: afinal de contas, isso é positivo ou é negativo? Até que ponto um curso de fotografia é fundamental para quem não quer se profissionalizar? As câmeras e celulares de hoje em dia transformaram todos, de fato, em verdadeiros fotógrafos?

A primeira pergunta – Isso é positivo ou negativo?

A resposta é um grandioso meio termo. Há aspectos positivos na universalização da fotografia, o principal deles é que em qualquer lugar, a qualquer momento e em qualquer ocasião, sempre haverá alguém com uma câmera na mão, seja de qualidade, ou seja, apenas uma câmera de um celular (que melhoraram muito). Isso garante que tudo seja registrado, de modo que sempre que algo incrível acontecer, como um desastre, um acidente ou algo do gênero, sempre terá ao menos um registro daquilo. O aspecto negativo é justamente o mesmo, só que visto de outro ponto de vista. Com mais “fotógrafos” por aí, cresce também uma preocupação quase que patológica das pessoas de registrar tudo a todo o momento. E isso pode se tornar extremamente irritante. Basta se ver em uma visita a um local importante durante uma viagem e você verá que as pessoas não estão preocupadas em ver o que há para ser visto, mas sim em registrar aquilo, e isso acaba atrapalhando a experiência delas e das outras pessoas.

A segunda pergunta – Até que ponto um curso de fotografia é fundamental para quem não quer se profissionalizar?

Bom, um curso de fotografia pode ser uma experiência incrível, sob todos os aspectos. Você aprenderá sobre diversas coisas relacionadas à História da fotografia, e também terá mais capacidade para distinguir quais momentos merecem um determinado recurso ou outro. Isso lhe dará mais bagagem para brincar de ser “fotografo” por aí. Mas de fato, não é fundamental. Com os recursos que os equipamentos de hoje dão para as pessoas, é possível se tirar boas fotos mesmo sem saber muito sobre fotografia. Tudo graças à qualidade da câmera. Porém, é evidente que um equipamento incrível nas mãos de uma pessoa que fez um curso de fotografia trará resultados muito melhores do que nas mãos de uma pessoa sem tal qualificação.

A terceira pergunta: As câmeras e celulares de hoje em dia transformaram todos, de fato, em verdadeiros fotógrafos?

 

A resposta para essa pergunta deveria ser dada por um fotografo de verdade, profissional que estudou durante anos para atingir um nível de excelência que lhe permitisse se apresentar como fotografo profissional para as pessoas. Com toda a certeza, para esses profissionais, a grande quantidade de câmeras digitais e celulares com câmeras de hoje não foi suficiente para tornar todas as pessoas em fotógrafos. Tomando como base esse ponto de vista, devemos entender que para que uma pessoa se torne de fato um fotografo, é fundamental que essa pessoa tenha feito algum curso que a qualifique como tal. Do contrário, ela será apenas uma pessoa amadora tentando registrar tudo avidamente.

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta