Cuide do Fluxo de Caixa da Sua Empresa

O porquê do título? Segundo dados do Sebrae, em dois anos de existência, cerca de 60% das novas empresas fecham suas portas e, em três anos, o número cai para 48%, mas ainda não é pouco – quase metade dessas empresas ainda fecham. E o principal motivo encontrado para explicar a causa desse fenômeno é a má administração financeira das empresas, seja esta feita da forma errada ou, quem sabe até, não feita realmente.

Nenhum dos empreendedores segundo dados do Sebrae, em dois anos de existência, cerca de 60% das novas empresas fecham suas portas e, em três anos, o número cai para 48%, mas ainda não é pouco – quase metade dessas empresas ainda fecham. E o principal motivo encontrado para explicar a causa desse fenômeno é a má administração financeira das empresas, seja esta feita da forma errada ou, quem sabe até, não feita realmente. Nenhum proprietário deseja estar dentro deste número, mas alguns (vários deles) acabam fazendo parte deste dado. E o segredo para você fugir dessa é realizar o fluxo de caixa, mas não de qualquer jeito, é claro: tem que ser bom e eficiente.

O fluxo de caixa é uma das principais ferramentas do financeiro para ter o controle deste dentro de uma empresa, mostrando como ele funciona e o que ele gera depois. Basicamente, o fluxo de caixa é uma forma de registrar todas as despesas e receitas da empresa, que geram movimento em seu caixa, e que ocorrem durante um certo período, como um mês, um trimestre, semestre, entre outros, o que depende de como é o funcionamento de sua empresa. Antes de registrar os gastos da sua empresa, você precisa decidir o tempo que vai ser registrado no seu fluxo de caixa.  Com a entrada e saída de dinheiro, consegue-se gerar o saldo daquele período, o que é ótimo para prever, então, o quanto de dinheiro a empresa necessita e também gastaria durante um certo período, diminuindo as chances de correr riscos ou de seu financeiro ser pego de surpresa

Fazendo o registro do fluxo de caixa, você acaba detendo o controle do financeiro de uma empresa e, consequentemente, da própria firma, pois consegue saber de tudo o que está acontecendo lá dentro, como está acontecendo, consegue planejar novos investimentos, expansões e o próprio financeiro em si, além de perceber erros e poder consertá-los. Alem disso, planejar bem as finanças da sua empresa, você vai se organizar de forma que a sua empresa vai estar ao dia.  O fluxo de caixa está aí para ser usado da melhor forma por você e só trazer coisas boas a sua empresa!

Sobre Este Autor

Postar uma Resposta