Cuidados com os Cabelos: Fique Morena Sem Dores de Cabeça

As morenas também devem e merecem dar aos seus cabelos escuros um tratamento dedicado a vitalidade e beleza dos fios. Todo cabelo independente da cor, seja ele claro ou escuro, precisa de cuidados, pois a estrutura dos cabelos são as mesmas, indiferente do tom que possua e por isso, certos cuidados são essenciais para manter uma aparência bonita e saudável.

O charme dos cabelos pretos é o seu brilho, e por isso é de extrema importância investir em produtos específicos e hidratações, muitas vezes a falta de cuidado com as madeixas escuras podem danificar sua estrutura, deixando-os fracos e quebradiços.

Cabelos Escuros e Saudáveis

Algumas dicas são importantíssimas para que você mantenha a vivacidade dos seus cabelos sempre vistosos, e para isso sempre tenha como aliado cuidados simples que irão mantê-los dessa forma.

Os cabelos pretos e escuros devem ser lavados com produtos preferencialmente que contenham substâncias que destaquem sua beleza, os shampoos e condicionadores que contenham em sua formula a queratina ou colágeno vegetal são os mais indicados, pois ativam o brilho dos fios.

A exposição ao sol é outro quesito que merece atenção e muitas vezes acabam passando despercebidos e quando prolongada, o sol queima literalmente os fios deixando-os avermelhados, com aparência ressecada ou até mesmo desidratados, e para que isso não aconteça lembre-se sempre de usar leave-in com protetor solar. Existem ampolas de hidratação rápidas, porém o ideal é procurar as linhas especificas que para tratar os cabelos. Quem freqüenta bastante a praia e a piscina também deve ter esse cuidado especial, já que o sal do mar e o cloro da piscina ajudam a desbotar os fios.

Morenas

Se estiver pensando em ficar morena e ainda não esta com certeza absoluta dessa decisão, tenha em mente como ficará e o que você deve levar em consideração o seu tom de pele, pessoas com o tom de pele muito claro, por exemplo, não caem bem, pois ficam com a aparência muito pálida com o contraste com a cor.

O hairstylist Lemos de São Paulo, ainda comenta sobre a cor escura dos cabelos e a vitalidade atribuída a ela, sem é claro, deixar de lado os cuidados essenciais: “Esse tom dá um ar mais saudável aos cabelos, o que não acontece com os loiros, por exemplo, que tendem naturalmente a ficar mais ressecados”.

Ainda há algumas observações que o hairstylist faz com relação à idade, já que os cabelos escuros podem ressaltar as imperfeições da pele ou as raízes brancas que vão aparecendo, conforme o crescimento do cabelo: “O preto fecha um pouco o semblante e o comprimento longo combina com mulheres mais jovens”.

Cuidados Especiais

Começar com os cuidados em casa conseguem resolver alguns dos problemas causados pelo ressecamento ou quebradiços, entretanto é ideal fazer visitas regulares ao cabeleireiro para que seja feita uma hidratação mais profunda e as pontas sejam cortadas para dar mais vida aos cabelos.

O cabeleireiro Edson Risco do salão Neandro.com em São Paulo, fala sobre as pontas dos cabelos que devem ser cortadas periodicamente: “Se cortarmos um ou dois centímetros, já é o suficiente para eliminar as partes danificadas e deixar o cabelo mais uniforme. Sem contar que o corte periódico, pelo menos uma vez a cada mês, também ajuda a fortificar a fibra”, ainda finaliza nas pontas: “exagere nos finalizadores com silicone”.

Para começar bem com os fios, siga algumas dicas que ajudarão com o trato diário:

  1. Leave-in: use em todo o comprimento do cabelo para que não queime os fios. Se seca o cabelo com secador ou faz chapinha, faça prefira-os com termo ativação para que não surjam as temidas pontas duplas ou ressecados pelo calor;
  2. Hidratação: faça a cada 15 dias com o produto de sua preferência que contenha queratina, para dar mais vida e brilho aos cabelos, nunca passe na raiz dos cabelos, pois podem entupir os folículos e provocar queda, caspa ou oleosidade excessiva;
  3. Shampoos e condicionadores: os cabelos escuros precisam ser lavados sempre que for necessária, a raiz oleosa ou aparência de sujo são sintomas que devem ser utilizados produtos para o tipo de cabelo oleoso, normal ou seco.

Cabelos pretos tingidos

Se você não é naturalmente morena, ou tinge os cabelos muitas vezes pode ficar bem melhor quando a pessoa opta por um castanho escuro, por exemplo.

Os cabelos depois de ser tingido com tons escuros, principalmente o preto, necessitam da mesma atenção que o cabelo natural escuro, entretanto, é uma cor muito difícil de ser tirada depois. Há casos de pessoas após aplicarem o preto nos cabelos, tentarem tira-los passando outras cores nos fios, porém tal cor prevalece.

Nessas situações, muitos cabeleireiros recorrem a uma técnica chamada decapagem, um processo em que todo cabelo é descolorido e é aplicada outra tintura por cima, assim a cor desejada fica exata. A grande questão é que este processo de agressão aos fios e é pouco recomendado, e, além disso, é preciso ter cautela para que ele não fique quebrado e nem ressecado. Por isso, é importante ter certeza na hora de pintá-los!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *