Cuidados com o Berço para a Segurança do Bebê

O lugar de descanso de seu bebê requer todas as medidas de segurança e de conforto para abrigá-lo, não é mesmo? Mas quais são os principais cuidados na hora de escolher e de comprar um berço? O que deve ser levado em consideração? Qual tipo de berço é o mais adequado e indicado? Os pais que estão em busca do melhor berço, certamente já se depararam com as vantagens do chamado berço americano. Trata-se de um padrão de berços com aproximadamente 1,30 m de comprimento e 70 cm de largura para a parte de dentro do móvel, conferindo medidas maiores do que os demais do mercado, dando mais espaço e conforto ao bebê, bem como maior durabilidade de seu uso.

De acordo com as regras estabelecidas pelo INMETRO, o berço nacional se difere do berço americano por conta de suas medidas, já que aquele é menor com suas dimensões equivalentes a 1,30 m de comprimento por 60 cm de largura, e ambos, ou são de madeira ou de MDF. Entretanto, na hora de comprar o berço para o seu bebê, fique atento às medidas de todos eles e a alguns aspectos importantes nesse sentido, por exemplo: a grade lateral do berço deve compreender até 6,5 cm entre uma barra e outra, de modo que o nenê não coloque a cabeça em seu vão, assim como a distância entre o estrado e as laterais do móvel não pode ser maior do que 2,5 cm para que a criança não prenda seus pés e mãos. Tudo isso deve ser averiguado!

Outro aspecto que deve ser observado seja na compra do berço americano, seja na compra do berço nacional, é quanto à firmeza sentida ao se balançar o berço, que ele tenha, além do espaçamento correto entre as barras laterais, mas que elas sejam rígidas e firmes. Em outras palavras, busque um berço com estabilidade e segurança para os movimentos de seu nenê. Atente-se ainda, para a preferência por quinas arredondadas, em favor da preservação da integridade física da criança.

Nos berços nacionais e nos berços americanos cuide para que a altura de seu estrado não seja inferior a 60 cm de profundidade. É uma preocupação que assegura que seu bebê não caia ou pule para fora do berço, assim que ele estiver maior. Aconselha-se ainda que os pais não preencham os berços com travesseiros, almofadas ou bichos de pelúcia, uma vez que isso pode contribuir para o sufocamento do recém-nascido ou, até mesmo, servir de apoio, para que ele se lance para fora do móvel. Na compra do colchão, prefira os de densidade 18 e os feitos de espuma.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz