Criando Um Controle Financeiro

Você percebeu recentemente que, não, não está dando mais para viver dessa forma com o seu dinheiro… Que você gasta impulsivamente, fica no vermelho no final do mês, tem diversas despesas que não são prioridades, não consegue economizar, não consegue sair de suas dívidas, atrasa os pagamentos de suas contas – mas assim é uma péssima forma de viver sua vida financeira. Dinheiro pode ser o problema, como muitos dizem por aí, mas só se você o encarar de tal forma. Para que ele passe a ser a solução, comece já o seu controle financeiro pessoal!

O controle financeiro é a forma perfeita de começar a ter controle sobre seu dinheiro e, consequentemente, sua própria vida e seu cotidiano. Ele serve para aqueles que estão em situações péssimas financeiramente mas também para quem apenas deseja ter conhecimento sobre seu dinheiro, suas manias financeiras e saber o que está fazendo com o que ganha mensalmente. Assim, o controle financeiro te ajuda a visualizar sua vida em relação às finanças, conhecer suas despesas e receitas, possibilitando que alguma mudança seja feita, com um planejamento da sua forma de consumir seu dinheiro e traçando objetivos financeiros, como economizar, realizar uma grande compra, investir em algo, entre outros.

Para fazer seu controle financeiro, escolha uma forma para registrar o que você faz com o seu dinheiro diariamente, seja a partir de blocos de notas, cadernos, planilhas eletrônicas ou softwares financeiros. Quando escolhida, anote diariamente o que você fez com o seu dinheiro – gastou tal e tal quantia com tais finalidades, forma de pagamento, se importante, recebeu tanto de tal empresa, e assim por diante, sempre atualizando o seu registro. É importante que, no fim de cada mês, se faça o saldo do período para saber como você terminou o mês. A partir do saldo é bom de se comparar um mês com o outro e verificar se houve alguma evolução, seja para bom ou para ruim.

No entanto, é super importante fazer um esforço diário e ter uma forma de poder se controlar financeiramente. O resultado é visível e pode valer muito a pena, só depende de você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *