Contas na Ponta do Lápis São Mais Controladas

Para alcançar o controle financeiro é preciso gastar menos do que se ganha. Para conseguir isso, é preciso registrar tudo em planilha de gastos.

Contas na ponta do lápis são mais controladas

Você tem um salário razoável. Muitas pessoas que você conhece ganham bem menos. No entanto, elas estão vivendo tranquilas, conquistando objetivos como casa própria, carro bom, festas e outras regalias. No entanto, você com seu salário melhor que o deles vive com dificuldades! Como resolver isso? Planilha de gastos.

Algumas dicas podem ajudar a sair do sufoco e viver de forma mais tranquila. Afinal, ter problemas financeiros é extremamente prejudicial. Tira suas forças para viver com eficiência, diminui sua competitividade pessoal e profissional, tira sua saúde, prejudica seu relacionamento familiar, tira sua qualidade de vida. Essas razões são suficientes para mostrar que vale a pena se esforçar para alcançar o equilíbrio financeiro.

A primeira dica é gastar menos do que você ganha. Se você gasta dinheiro que não é seu, como o limite do cheque especial, do cartão de crédito, faz compras parceladas no crediário sem saber onde vai arranjar dinheiro para pagar, um dia tudo isso desaba sobre você. Imagine só: todo mês você fica devendo alguns reais. Isso se cumula, surgem os juros e em pouco tempo você terá uma grande dívida.

Para ajudar a pensar melhor, tente lembrar quantas contas você pagou atrasado este ano, quanto pagou de juros, quantas multas pagou, quanto gastou com o cartão, quantas vezes entrou no cheque especial. Tudo isso leva ao descontrole financeiro. Não seria melhor fechar o mês sem ter dívidas? Fazer sobrar um pouco para investir? Poder juntar aos poucos e comprar algo bom avista e com descontos? Ter poder de negociação em suas compras?

A outra dica é anotar tudo. Arranje uma técnica para isso. Pode ser um caderno, uma agenda, uma folha de papel ou uma planilha eletrônica. Planilhas de alta tecnologia ajudam, mas o que interessa mesmo é colocar tudo na ponta do lápis, literalmente! Anotar tem dois efeitos: um psicológico e outro técnico. Ao registrar suas despesas você sente o quanto são grandes e toma coragem para enfrentá-las. Esse é o lado psicológico. O lado técnico é que não tem como interferir em uma situação desconhecida. O primeiro passo para agir é conhecer e planejar, o que se consegue a partir das anotações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *