Consulado Italiano Curitiba: Lista de Espera

Nas últimas décadas houve um aumento imenso de pedidos de reconhecimento da cidadania italiana junto ao Consulado Italiano Curitiba resultando em uma imensa fila de espera estimada em mais de 15 anos. Números oficiais dos consulado italianos no Brasil indicam que em 2010 aproximadamente 500.000 brasileiros esperavam o reconhecimento da cidadania italiana, este número atualmente é ainda maior.

Quanto tempo irei esperar junto ao Consulado Italiano de Curitiba?

No Brasil existem cerca de 25 milhões de descendentes de italianos cujos antepassados vieram para o Brasil principalmente no final do século XIX quando nosso país recebeu um forte fluxo migratório de estrangeiros destinados a trabalharem em fazendas pelo Brasil.

O grande foco deste fluxo migratório foi o sul do país e o Estado de São Paulo, além de uma parte do Espírito Santo. Por este motivo existe um bom percentual de descendentes de italianos que atualmente são residentes no Paraná e em Santa Catarina e devem obrigatoriamente solicitar o pedido de cidadania italiana ao consulado italiano de Curitiba.

Toda esta quantidade de pessoas interessadas em cidadania italiana aliado ao pequeno número de funcionários do Consulado acabou gerando uma imensa lista de espera no Consulado Italiano de Curitiba estimada em mais de 15 anos.

Até o ano de 1994 o Brasil só permitia que cidadãos brasileiros tivessem uma única cidadania mas desde então o brasileiro pode ter dupla cidadania. Depois da mudança um número imenso de brasileiros começaram a reivindicar a cidadania italiana. Hoje milhares de brasileiros esperam na fila e para quem entra agora com o processo no Consulado Italiano Curitiba a previsão hoje é que venha aguardar anos para que sua cidadania brasileira seja reconhecida.

Entrega de documentos ao Consulado Italiano de Curitiba

Algumas famílias tem todos as certidões guardadas inclusive as de parentes já falecidos. Outras não, a documentação se perde entre gerações. Como um tio que tinha os documentos de seus país já falecidos, e quando ele faleceu já ninguém sabe onde foram para os papeis. E como saber se o seu bisavô se naturalizou brasileiro ou não? Os seus filhos já haviam nascidos?

Para tirar a segunda via das certidões pode não ser fácil se a família não tiver certeza da cidade aonde o seu descendente nasceu, se casou ou veio a falecer. O melhor ponto de partida é conversar com parentes mais idosos que podem se lembrar de fatos e lugares.

A preparação dos documentos dependerá do local, é possível que o processo seja feito no Brasil ou na Itália. O processo feito na Itália exige legalização de todos os documentos feita por um consulado italiano no Brasil. O Consulado Italiano Curitiba pode lhe fornecer as informações sobre os documentos necessários.

Orgulho e oportunidade

Muitos veem o passaporte italiano como uma oportunidade de viver e trabalhar na Europa já que uma vez tendo a cidadania italiana é permitido residir legalmente em países da União Europeia. Para outros o mais importante é o orgulho de ter reconhecida a cidadania de seus antepassados que lhe é de direito.

O processo todo desde o inicio até a emissão do passaporte italiano é demorada e custosa. Mais demorada quando feita no Brasil através do consulado e mais custosa quando feita diretamente na Itália pois é necessário que a pessoa resida na Itália.

O importante é se programar com calma, entender que não é um processo simples e rápido. A fila de espera é grande e o Consulado Italiano Curitiba pode responder as suas duvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *