Conselhos para Prevenir a Demência na Terceira Idade

A demência é uma doença muito comum na população que atinge a terceira idade. As principais características dessa síndrome são: falhas de memória, distúrbio do sono, problemas psicomotores, dificuldade de realizar tarefas domésticas, desorientação, incapacidade de reconhecer situações de perigo, falta de raciocínio lógico, alterações muito bruscas de humor e passividade.

Contudo, algumas medidas simples, que podem ser incorporadas à rotina de qualquer pessoa, ajudam a prevenir essa doença. Hoje comentamos algumas dessas medidas:

  1. Para prevenir a demência na terceira idade, é necessário praticar atividades que estimulem o cérebro e o mantenham ativo. Como exemplo dessas atividades podemos citar: leitura de livros e jornais, contas matemáticas, redação, palavras cruzadas, xadrez, dama, etc. Praticar atividades como jogos de memória e sudokus também podem ajudar.
  2. É indispensável manter relações sociais para evitar a demência causada pela idade. Devemos interagir com outras pessoas, sejam elas familiares, amigos, vizinhos ou conhecidos. Conviver com outras pessoas em situação parecida à nossa e com gostos comuns também é uma boa maneira de manter o cérebro ativo. Reunir-se com amigos em clubes e eventos sociais é muito positivo.
  3. Especialistas recomendam criar hábitos e ter uma rotina. Estabelecer horários fixos para realizar atividades diárias não só ajuda a manter o corpo ativo como também a memória.
  4. Apesar de não ser tão clara a relação entre o exercício físico e a demência na terceira idade, está comprovado que praticar atividades físicas regularmente gera benefícios para o corpo e a mante. Através do exercício, o cérebro se oxigena e contribui para o rejuvenescimento das células. Este proceso retarda o aparecimento de problemas motores.
  5. Por outro lado, alguns estudos demonstram que pacientes que sofrem de demência geralmente necessitam ingerir certas vitaminas, especialmente as vitaminas do complexo B, como B6, B9 (ácido fólico) e B12. Por isso, ter uma dieta equilibrada e rica em vitaminas deste tipo oferece vantagens no combate contra a demência na terceira idade.
  6. Por último, não poderíamos esquecer de citar que o médico é a melhor pessoa para aconselhar-nos sobre a prevenção da demência na terceira idade. Além disso, também é o profissional capaz de reconhecer outras doenças degenerativas que possam impactar a capacidade cognitiva na terceira idade.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz