Conheça os Santos Relacionados as Cervejas Artesanais

As cervejas artesanais surgiram há muitos séculos e até hoje são populares entre nós. O que muita gente pode não saber, é que mesmo não sendo considerada um símbolo sagrado para o cristianismo como o vinho, ela fez parte de milagres que acabaram por tornar alguns homens, santos.

Os santos que possuem ligação com as cervejas

Alguns santos são considerados padroeiros dos cervejeiros e tiverem seus milagres ligados a esse líquido tão nobre

      Santo Agostinho – É considerado oficialmente, pela Igreja Católica, o Padroeiro dos cervejeiros. Data de celebração: 28 de agosto.

    • Santo Adriano – Foi um soldado romano, mártir da perseguição romana aos cristãos. Não se sabe o porque, mas é considerado o patrono da cerveja na Áustria. Data de celebração: 8 de setembro.
    • Santo Arnaldo, ou Arnulf de Oudenaarde ou Arnold de Soissons – É considerado o Patrono dos colhedores de lúpulo. Foi adotado por camponeses na região de Brabant (Bélgica) que era a maior produtora de lúpulo da região. Serviu ao exército belga, e a ele foi creditado o milagre de conseguir cerveja para as tropas depois de rezar e apelar para Deus. Também é famoso por ter curado doentes de uma praga ao dar-lhes cerveja de um tanque no qual havia mergulhado seu crucifixo. Data de celebração: 15 de agosto.
    • Santo Arnulf de Metz – Nascido na Áustria ficou famoso como Bispo de Metz (França), patrono dos cervejeiros. Seu milagre foi não deixar esvaziar uma caneca de cerveja servida aos seguidores que acompanhavam seu corpo para ser enterrado em Champigneulles, na Bélgica. Data de celebração: 18 de julho.
    • São Wenceslau – Protetor dos cervejeiros e Santo Padroeiro da região da Boêmia. Data de celebração: 28 de setembro.
    • São Columbano – Em sua peregrinação pela Europa disseminou a doutrina cristã em uma época crucial para o cristianismo. Os mosteiros por onde passou eram os grandes produtores de cerveja da época, e por isso foi incorporada à ele a cultura cervejeira. Não há data oficial para celebração.

Cervejas artesanais tinham importância na antiguidade

Apesar da vilanização da cerveja por parte de algumas religiões podemos reparar que a bebida tinha um grande papel na antiguidade, até mesmo porque seu processo de fabricação a tornava mais confiável para ser consumida do que a própria água, que poderia estar contaminada. Para os apreciadores de cervejas artesanais, as chamadas cervejas especiais, essa é mais uma curiosidade que mostra o quanto a bebida é estimada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *