Conheça o CEAB Uma Escola de Aviação Completa

Muitos jovens sonham em pilotar aviões e este objetivo poderá ser alcançado ao receber um treinamento adequado para a profissão, podendo cursar uma escola de aviação, conhecidas como aeroclubes ou ainda cursar o ensino superior em aviação civil. O aeroclube deve ser reconhecido pela ANAC, garantindo que a integridade desta instituição atue de acordo com as exigências do órgão, já o curso de aviação civil, deve estar de acordo com o Ministério da Educação que possui como pauta as principais exigências da ANAC para a criação do curso de aviação civil.

Existem diferenças entre os cursos e principalmente interferem na função do profissional, ou seja, os cursos em aeroclubes capacitam o profissional a manipular a aeronave, formando-o como piloto, já o curso superior de uma escola de aviação civil, capacita o profissional em atuar como piloto e demais áreas administrativas, abrindo um leque maior de opções de cargos a serem preenchidos.

A capacitação

É comum que os profissionais formados no curso superior de aviação civil, consiga mais facilmente um cargo no mercado de aviação, já que a graduação permite que o profissional atue em diversas áreas, podendo posteriormente ingressar no cargo de piloto dentro da própria empresa que o contratou, já os formandos de aeroclubes, encontram maior dificuldade, por somente poder preencher um tipo de cargo que é muito concorrido.

Os valores destas graduações são altos, podendo a graduação superior vir a custar valores próximos cento e cinquenta mil reais, enquanto os aeroclubes equivalem cerca de cem mil, porém, estes valores incluem as horas de voo.

Após um ano de graduação, o estudante consegue obter o brevê de piloto privado, e já pode atuar na função, desde que não seja remunerado, devendo então seguir com sua graduação, que dura cerca de três anos, entre aulas teóricas e práticas e somente após a graduação, o aluno receberá o brevê comercial, podendo então ser remunerado.

O curso de aeroclubes

Nos cursos dos aeroclubes, os alunos são orientados em disciplinas como combate a fogo, medicina de aviação, teoria de voo, segurança de voo, além de palestras de regulamentação e aviação civil. Dentre estas disciplinas que são ministradas no curso de aeroclubes, algumas são tópicos principais do exame da ANAC, como teorias de voo, regulamentos de tráfego aéreo, navegação, meteorologia e conhecimentos técnicos de aeronave. Após o resultado da prova teórica da ANAC, o aluno inicia a prática de voo, para poder ser avaliado por um examinador e enfim emitir sua licença de voo.

Existem diversos fatores e etapas que o aluno deverá cumprir para enfim atuar como piloto comercial, devendo então acompanhar todo o programa do curso para poder se habilitar como piloto, devendo realizar diversos exames teóricos e práticos. O  aluno deve obter orientações relacionadas aos tipos de aeronaves em que são feitos o treinamento e o exame, conhecimentos exigidos nas provas da ANAC, e principalmente quais os tipos de aeronaves este profissional estará habilitado a pilotar.

Outros cursos

Existem ainda os cursos a distância que possibilitam ao aluno obter a capacitação como piloto privado, podendo ser feito em modo online, organizando os horários livres para o estudo. Estes cursos possuem homologação da ANAC, sendo reconhecidos como cursos de qualidade, no entanto, para obter a licença de voo comercial, o aluno deve buscar as aulas práticas em outras instituições que ofereçam os equipamentos adequados para as aulas.

O aluno deve verificar os requisitos mínimos para a matrícula, garantindo que sua matrícula seja feito, sendo assim, ao buscar os aeroclubes e instituições de ensino a distância, verifique primeiramente se preenche os requisitos básicos para matrícula e verifique ainda as condições de pagamento, exigências médicas, carga horaria do curso e se o curso for a distância, verifique as configurações necessárias para as aulas online.

Os cursos possuem uma descrição bem ampla, informando a respeito de disciplinas, avaliações, unidades credenciadas, inscrições para os exames da ANAC e sobre a emissão do certificado de conclusão do curso, devendo o aluno observar se os critérios que possui para a escolha da instituição de ensino, está de acordo com as próprias expectativas, considerando ainda uma conversa com o responsável pelas aulas para garantir que o mercado está propício e se o mesmo se movimenta de acordo com o esperado.

CEAB abre novas datas para cursos na área de aviação

O CEAB -Centro Educacional de Aviação do Brasil- acaba de abrir novas datas para o os cursos de check-in, comissário (a) de bordo e orientação para recrutamento e seleção em companhias. Com curta duração, os cursos são ideais para quem quer se preparar e ingressar no mercado de trabalho.

Comissário (a) de bordo – é ministrado por professores e instrutores altamente qualificados em suas funções e devidamente homologados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), tendo um dos maiores índices de aprovação pela Agência. Neste curso, estão incluídas matérias como Postura e etiqueta, Maquiagem para as aeromoças e comissárias, Conhecimentos Gerais de Aeronaves, Serviço de bordo, entre outras. As aulas práticas (exigidas pela ANAC) de Sobrevivência na Selva,

Sobrevivência no Mar e Combate ao Fogo são realizadas em um centro próprio do CEAB. Os pré-requisitos são: idade entre 18 e 29 anos, ensino médio completo e altura mínima de 1,58m para mulheres e 1,65mpara homens.

Orientação para Recrutamento e Seleção em Companhias Aéreas – é um curso rápido, ministrado em um único dia (sábado, das 9h às 17h) por profissionais que estão no mercado e tem acompanhamento do setor pedagógico do CEAB. É disponibilizado a todas as pessoas, alunos, ex-alunos, interessados pelo assunto, inclusive os formados em outras escolas de aviação. No conteúdo do programa estão: postura, etiqueta, marketing pessoal, além de atividades práticas, como redação, dinâmica e entrevista pessoal. Os participantes ainda fazem testes e redação, simulando com bastante realidade os processos que são aplicados em um processo seletivo.

Check-in ou atendimento em aeroportos – prepara o profissional para o mercado de turismo, abrangendo aeroportos, agências de viagens e turismo, hotéis, check in e check out, atendimento na recepção de passageiros de companhias aéreas, noções de hostess de restaurantes e de vendas de passagens aéreas, entre outros. No cronograma do curso estão incluídas matérias como Viagens e Turismo, Roteiro para controle de viagem, Apoio ao turista, Bagagem, Cargas, Primeiros Socorros, Inglês e Espanhol, além de aula de marketing pessoal para futuras entrevistas, preparando o aluno adequadamente para o mercado de trabalho. O curso tem duração aproximada de 30 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *