Conheça Melhor Sobre o Clima Organizacional

Cada vez mais os climas organizacionais vem despertando interesses cada vez maiores nos administradores brasileiros, isto desde os anos 70. E com isto não é por acaso ou ainda modismo, mas sim para a realização como um todo. A prática cada vez mais demonstra que existe uma relação direta entre todos os climas de ambientes de trabalho, bem como a produtividade, assim como também a sua capacidade de inovação e automaticamente seus lucros.

Em estudos realizados recentemente, revelou-se que o mercado cada vez mais está deixando para trás a era dos ativos considerados tangíveis, bem como todas as máquinas e também estoques, o que eram os únicos que poderiam movimentar toda a economia. A partir disto entramos através de um território considerado altamente complexo e também subjetivo, onde todas as pessoas, bem como as suas crenças, os valores, os comportamentos e tudo mais passam a ser considerados determinantes para que exista tanto o sucesso como também o fracasso de seus negócios.

O que podemos chamar de clima organizacional

O clima organizacional nada mais é do que a qualidade dos ambientes, esta que é percebida ou ainda experimentada por todos os participantes de empresa, o que poderá influenciar de forma direta o seu comportamento. Com isto temos toda aquela atmosfera psicológica onde podemos perceber que quando entramos em um determinado ambiente o que poderá nos fazer sentir mais ou ainda menos á vontade para ficar ali, bem como interagir e também realizar o nosso trabalho.

Somos totalmente influenciados por todo o clima organizacional e também o podemos influenciar. Com isto esse ciclo de influências deverá criar um efeito totalmente diferenciado que podemos chamar de realimentação de auto reforço, o que deverá fazer com que se crie algumas características da cultura que poderão ser consideradas virtuosas onde o ciclo deverá ampliar vários comportamentos considerados destrutivos, o que poderão prejudicar assim a produtividade, desgastando aos poucos tanto as pessoas como também os seus relacionamentos.

Se torna ainda algo vital termos o conhecimento de vários fatores que poderão dificultar toda a manutenção de um clima organizacional considerado produtivo e se pretendemos intervir de forma bastante significativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *