Compostagem com Minhocas Acelera a Produção de Húmus

Gostaria de aumentar a qualidade do solo do seu jardim? Você não precisa recorrer a fertilizantes e pesticidas caros. Além dos perigos para a sua saúde e para o meio ambiente, esses produtos são menos eficazes do que as técnicas naturais. Você deve começar a aprender a agricultura orgânica. O conceito não é tão difícil de compreender. Por algum tempo, cientistas e especialistas têm enfatizado o benefício da utilização de métodos naturais para a conservação do solo e melhor aproveitamento do mesmo pelas plantas.

A compostagem é uma atividade que você deve saber sobre. Por meio dela, você pode facilmente e convenientemente produzir um fertilizante natural e orgânico no quintal sem custos adicionais. Ao iniciar, você deve conhecer alguns elementos-chave. Primeiramente, não se esqueça de trabalhar com materiais orgânicos ou biodegradáveis ​​em seu composto. Todas as coisas devem naturalmente e facilmente se decompor. Em segundo lugar, você deve incentivar o crescimento e a multiplicação das minhocas criando um ambiente propício para isso.

A compostagem é mais bem feita ao ar livre, enquanto a vermicompostagem, ou compostagem com minhocas, é um pouco diferente porque pode ser feita também ao ar livre. Ao ar livre também um meio eficaz para a vermicompostagem; Desta maneira, a utilização de caixas com minhocas no interior da casa é eliminada, podendo ser feita em uma pequena porção do terreno.

Antes de iniciar a vermicompostagem ao ar livre, certifique-se de preparar a “cama” de forma adequada. Para isso, basta colocar folhas secas e esterco curtido em camadas alternadas com palha, plantas mortas, adubo e serragem. Isso fornece a alimentação necessária para as minhocas. Eventualmente, você vai ter um rico adubo. Para tornar a vermicompostagem ainda melhor, seria ideal se areia pode ser combinado com o solo de modo que a mesma forneça um auxílio para o sistema digestivo das minhocas.

Existem dois tipos de minhocas bem adaptadas para a compostagem, sendo elas a Eisenia foetida e a Lumricus rubellus, mais conhecidas por minhoca vermelha da Califórnia e minhoca africana respectivamente. Essas minhocas são encontrados frequentemente junto ao estrume em pilhas de compostagem. Elas também podem ser adquiridas facilmente em lojas de artigos para pesca, em floriculturas e até mesmo na internet. Não é aconselhável o uso das minhocas comuns encontradas em jardins, pois elas dificilmente sobreviveriam a um ambiente com grande quantidade de matéria orgânica.

Mantenha o composto úmido em todos os momentos. Você pode fazê-lo regando a área pelo menos duas vezes por dia, uma pela manhã e outra vez antes do cair da noite. Para preservar a umidade, você pode colocar papelão picado, jornal ou feno sobre a área. Também seria uma boa ideia manter a cama protegida de possíveis ataques de outros animais, como insetos e outros predadores, incluindo como aves, formigas e ratos.

Seu composto estará pronto depois de algumas semanas. Para saber se o composto está pronto, veja se ele tem a mesma textura de um solo normal com uma cor bem escura. Para usá-lo, basta colocá-lo em torno de suas plantas do mesmo jeito que você aplica fertilizantes. A produção de composto deve servir como um adubo inteligente substituindo o uso de produtos químicos e fertilizantes disponíveis comercialmente. Você verá que suas plantas estarão mais produtivas e mais saudáveis do que nunca. A agricultura orgânica é realmente útil e vantajosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *