Como Tornar Uma Obra Mais Segura?

Uma obra pode envolver uma construção grandiosa ou apenas uma pequena reforma, porém, em qualquer caso, ela requer alguns cuidados especiais para que não se criem riscos desnecessários. Hoje o setor de construção civil cresceu muito e a grande preocupação é em relação aos acidentes constantes nesse setor.

Saiba quais são os riscos na construção civil para então trabalhar com eles de forma preventiva. A grande maioria dos acidentes que ocorre poderiam ter sido evitados se algumas regras fossem seguidas.

Uso do EPI

Mas o que é epi? Esses são equipamentos de proteção individual e devem ser utilizados em todas as construções. Talvez os equipamentos mais conhecidos sejam as luvas e o capacete, esses e muitos outros têm a função de proteger o trabalhador de possíveis ferimentos. Eles são de uso obrigatório, portanto, qualquer pessoa que esteja dentro de uma construção deverá estar protegida.

Seguir a legislação

As leis e normas não existem à toa, elas servem para padronizar e guiar as coisas como devem ser feitas. O problema é que muitas pessoas acham que elas são desnecessárias e as acabam desrespeitando sem pensar nas consequências que podem trazer. Antes de iniciar uma obra, é preciso se certificar que está tudo certo, inclusive, a documentação do local.

Ter profissionais capacitados

De nada adianta ter os equipamentos e seguir a legislação se os funcionários não se importam com nada disso e ainda as deixam de cumprir. Além de treinar os profissionais para conseguirem exercer sua função, deve-se também deixá-los bem conscientes de que todos os equipamentos são de uso obrigatório e que, com isso, quem sai ganhando são eles, por garantirem sua saúde e seu trabalho bem feito sem riscos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *