Como Ser Aprovado no Vestibular Sem Fazer Cursinho

Passar no vestibular em engenharia mecânica, direito, medicina, tecnologia da informação, e demais cursos concorridos não é fácil. Exige horas de estudo, e o sacrifício de algumas atividades de lazer. Por mais que digam que não, é viável ser aprovado no vestibular nessas áreas sem se matricular em um cursinho preparatório. Estudar em casa sozinho, com um grupo de amigos – interessados em aprender e que não queriam se unir por diversão, obviamente – com um cronograma organizado no qual dá ênfase às matérias mais exigidas pela prova é essencial para a concretização da sua meta.

Disciplina é essencial. A maioria dos estudantes que são aprovados em vestibulares concorridos como USP, UFRJ, e UFMG estudam entre 5 e 8 horas diárias, e abrem mão de televisão, Facebook, e das partidinhas no vídeo game para não perder o foco. Na hora dos estudos é ideal realizar questões de provas antigas da mesma instituição de ensino pela qual você concorre a uma vaga, ou outras simulares, baixe questões pela internet, ou compre apostilas. Controle o tempo de realização dessas questões, será um treino importante para não ter que ‘correr’ na hora da prova.

Nos tempos vagos leia jornais, revistas, romances, e livros importantes sobre assuntos da atualidade. Manter-se informado é essencial tanto para escrever uma redação rica em argumentos, quanto para responder questões de disciplinas como história, e geografia, por exemplo. Não deixe que assuntos do currículo escolar acumulem, estude a matéria no mesmo dia que o professor ministrá-la. Mescle a realização do exercício de questões requeridas pelo professor, com aquelas que você irá baixar na internet de simulados antigos. Ler é muito importante, mas quanto mais você praticar, melhor.

Fique de olho na concorrência, verifique a nota que você precisa para ser aprovado no seu curso. Para ser fiel à rotina de estudos sem dificuldades, seja pragmático quanto às noites de sono – durma entre 6 e 8 horas por noite – e consuma alimentos saudáveis. Você certamente será um excelente engenheiro, apto a trabalhar em ramos importantes e diferenciais na área – operando a ferramenta Solidworks , por exemplo – em uma empresa importante; caso devote extrema atenção aos estudos, tanto na fase do vestibular, quanto no ensino superior. É possível ser aprovado sem fazer cursinho, vale tentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *