Como Selecionar o Nicho Certo para Blog

Você tem ou já pensou em ter um blog? Mas, sobre qual assunto você escreveria? Este é um dilema que muitos entusiastas desta ferramenta enfrentam. Afinal de contas, parece existir blog sobre tudo hoje em dia. Porém, seguindo algumas estratégias pode-se escolher o nicho certo.

Primeiramente, é necessário estar consciente de que dificilmente o seu blog vai tratar de um assunto novo, a não ser que um conteúdo extremamente inusitado seja abordado. Se você está fazendo um blog não só para a sua satisfação, mas também para atrair o público, é mais do que indicado estudar com profundidade quais os nichos que mais despertam o interesse dos internautas.

Acertar na escolha do nicho é fundamental para que a sua página seja bem sucedida, o conteúdo publicado também tem que ser de qualidade, pois do contrário a tendência é que ela seja apenas mais uma. Se você quer criar uma plataforma, mas ainda tem algumas dúvidas, iremos dar algumas dicas de como selecionar o nicho certo para blog. Confira abaixo:

Descubra a sua afinidade com o assunto

Para escrever sobre algum assunto é essencial que você tenha afinidade e conhecimento, pois de nada adianta querer falar sobre algo que não domina, assim, a tendência é que os textos sejam vazios e não atendam as necessidades do público que está em busca de informação, afastando-o ao invés de fidelizar.

Se você não tem amplo conhecimento sobre um assunto, mas sabe que é um bom tema para trabalhar na internet, o ideal é procurar saber sobre o conteúdo, tentando aprender o máximo possível. Dessa maneira, o seu repertório será aumentado e as postagens tendem a serem mais completas e informativas.

Não escolha um nicho porque está na moda

Vire e mexe há uma explosão de assuntos na internet, o que propicia a criação de blogs. Porém, não é indicado montar uma página com o nicho que está na moda, ele pode até dar certo num primeiro momento, mas há uma chance muito maior de que dê errado ao longo do tempo.

Caso surja algum tema interessante, é recomendado pesquisar se ele realmente veio para ficar e tem potencial para crescer no futuro ou é apenas algo passageiro. Se ficar comprovado que o assunto é uma tendência para os próximos anos, pode-se montar um blog nesta categoria sem medo.

Procure um nicho rentável

De nada adianta escrever sobre um tema que você gosta, mas que não lhe traz nenhum retorno financeiro. Realize uma grande pesquisa, procurando conhecer blogs que já atuam neste setor e se eles são rentáveis, qual é o fluxo de visitantes, entre outros aspectos que possam interferir na sua decisão.

Faça uma lista com todos os blogs que encontrar. Feito isso, procure estudar a sua concorrência e avalie como seria possível enfrentá-la em pé de igualdade. Este é um meio bastante eficaz de tomar a decisão certa.

Se destaque no mercado

Como foi dito anteriormente é difícil escolher um nicho extremamente inovador na internet, mas é muito importante procurar se destacar no mercado online. Se será escolhido um tema que já existe, a dica é procurar fazer uma abordagem diferenciada.

Mais uma vez, o estudo da concorrência se faz presente, pois é indicado estudar os seus principais concorrentes e analisar como eles tratam o assunto. Veja o que pode ser melhorado para atender as expectativas do internautas e o que pode ser mantido. Lembre-se, que não há nada de mais em se inspirar no que é bem feito e dá certo, desde que não seja uma cópia.

Pesquise nichos no Google Insights

O Google Insights é uma ferramenta que permite a qualquer internauta pesquisar quais são as palavras-chaves mais buscadas na internet. A partir desta pesquisa, é possível ter uma noção de quais são os assuntos que mais atraem as pessoas na internet. É só se cadastrar na plataforma e fazer a sua busca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *