Como Prevenir o Excesso de Triglicerídeos

Você já deve ter ouvido a palavra triglicerídeo alguma vez. Mas o que é isso? O triglicerídeo é um lipídio transportado pelo sangue para o todo o corpo. Ele contribui para o transporte da gordura dos alimentos que comemos e a metabolização da energia. No entanto, quando está acima dos níveis recomendados, representam um grande risco para nossa saúde.

A pessoa que apresente um nível alto de triglicerídeos deve mudar seu estilo de vida cuidando da sua alimentação e praticando mais exercício físico. Ter uma taxa de triglicérides acima do normal representa um risco porque os triglicerídeos endurecem as artérias. Ao endurecer, o fluxo de sangue até o coração se prejudica, o que pode causar sérias consequências.

Devemos levar em consideração que os níveis normais de triglicerídeos são de 150 mg/dL. Caso uma pessoa apresente um resultado superior, deve buscar orientação médica. A situação pode se agravar ainda mais se o paciente também apresenta colesterol alto.

Com esses resultados, é necessário visitar um cardiologista e, segundo sua orientação, buscar também incorporar uma reeducação alimentar orientada por um nutricionista. É muito comum que um paciente com níveis excessivos de triglicerídeos tenha que seguir um tratamento com medicação específica, administrada por um médico especialista. Portanto, é muito importante que o paciente nunca deve se auto-medique ou deixe de buscar ajuda médica. Muitas vezes o excesso de triglicerídeos não apresentam sintomas, o que pode causar a falsa sensação de a pessoa está saudável.

Outras doenças como a diabetes, problemas no figado e obesidade podem agravar o quadro de um paciente que apresenta altos níveis de triglicerídeos. É necessário estar atento aos sintomas e também consultar-se com um endocrinologista se apresentar as doenças citadas.

Por que os triglicerídeos aumentam?

Os triglicerídeos aumentam de acordo com nossa dieta. Os alimentos ricos em óleo e gordura contêm grandes quantidades de triglicerídios. Além disso, nosso fígado também produz triglicerídios ao transformar o excesso de carboidratos e calorias em gordura.

Prevenção

A prevenção dos níveis excessivos de triglicerídeos depende de uma dieta balanceada e de exercícios físicos. As pessoas que incorporam esses hábitos à sua rotina apresentam níveis moderados de triglicerídeos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *